Morfogênese, estrutura e dinâmica do perfilhamento do capim-paiaguás após o consórcio com sorgo na recuperação de pastagem em diferentes sistemas forrageiros

Autores

  • Jessika Torres da Silva Instituto Federal Goiano
  • Katia Aparecida de Pinho Costa Instituto Federal Goiano
  • Victor Costa e Silva Instituto Federal Goiano
  • Wender Ferreira de Souza Instituto Federal Goiano
  • Daniel Augusto Alves Teixeira Instituto Federal Goiano
  • Eduardo da Costa Severiano Instituto Federal Goiano

DOI:

https://doi.org/10.14393/BJ-v36n5a2020-47747

Palavras-chave:

Urochloa brizantha,, perfilho, massa de forragem, pastejo intensivo.

Resumo

O uso de pastagens é a alternativa mais econômica para a alimentação de ruminantes. No entanto, a maioria das áreas de pastagens no Brasil Central, encontra-se em algum grau de degradação. Com isso, a integração lavoura-pecuária tem se mostrado como alternativa sustentável e viável para a recuperação dessas áreas. Sendo assim, objetivou-se avaliar as características morfogênicas e estruturais, determinar a dinâmica populacional e taxa de sobrevivência dos perfilhos através do diagrama de estabilidade do capim-paiaguás, após o consórcio com o sorgo, na recuperação de pastagens, em diferentes sistemas forrageiros na integração lavoura-pecuária. O delineamento experimental utilizado foi o de blocos casualizados, com quatro repetições. Os tratamentos foram constituídos de quatro sistemas forrageiros: capim-paiaguás em monocultivo; sorgo consorciado com o capim-paiaguás na linha; sorgo consorciado com o capim-paiaguás na entrelinha e sorgo consorciado com o capim-paiaguás na sobressemeadura. As avaliações foram realizadas nas quatro estações climáticas do ano (inverno, primavera, verão e outono) nas mesmas parcelas, durante o período de um ano, em 16 piquetes de 1042 m2 sob sistema de lotação contínua. Não foi observado efeito dos sistemas forrageiros e estações do ano sobre a taxa de alongamento foliar, taxa de senescência foliar e duração de vida das folhas. No período de inverno, houve redução do desenvolvimento do capim-paiaguás em relação as outras estações do ano. No entanto, apresentou desempenho satisfatório de produção, mesmo com baixa precipitação. Os resultados demostraram que o capim-paiaguás apresenta produção satisfatória em qualquer sistema forrageiro, podendo ser indicado para o consórcio com sorgo, para a recuperação e formação de pastagens. O sistema de integração lavoura-pecuária tem-se mostrado como técnica de cultivo eficaz para recuperação e formação de pastagens de baixo custo, para atender a demanda da produção animal.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2020-08-13

Como Citar

DA SILVA, J.T., COSTA, K.A. de P., E SILVA, V.C., DE SOUZA, W.F.., TEIXEIRA, D.A.A. e SEVERIANO, E. da C., 2020. Morfogênese, estrutura e dinâmica do perfilhamento do capim-paiaguás após o consórcio com sorgo na recuperação de pastagem em diferentes sistemas forrageiros. Bioscience Journal [online], vol. 36, no. 5, pp. 1663–1675. [Accessed23 dezembro 2024]. DOI 10.14393/BJ-v36n5a2020-47747. Available from: https://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/47747.

Edição

Seção

Ciências Agrárias