Potencial de produção in vitro de metano e dióxido de carbono pela Urochloa híbrida submetida a períodos de convivência com plantas daninhas

Autores

  • Edenilson Meurer Nufarm Ind. Quim e Farmacêutica S.A.
  • Sara Carvalho de Brito Agropecuária Fazenda Brasil
  • Sidnei Roberto de Marchi Universidade Federal de Mato Grosso - Campus Universitário do Araguaia
  • Guilherme Henrique Rodrigues Pinheiro Universidade Federal de Goiás
  • Dagoberto Martins Universidade Estadual Paulista

DOI:

https://doi.org/10.14393/BJ-v36n3a2020-47709

Palavras-chave:

Urochloa hibrida cv., Mulato II, Morfometria, Produtividade, Valor nutricional, Digestibilidade, Valor energético

Resumo

O aumento da população mundial tem elevado a demanda por proteínas de origem animal, obrigando a pecuária a tornar-se produtiva, eficaz e ao mesmo tempo sustentável. O objetivo deste estudo foi avaliar o efeito da convivência de plantas daninhas sobre a produtividade, qualidade nutricional e potencial de produção de gases de efeito estufa (GEE) pelo capim Convert HD364 (Urochloa hibrida cv. Mulato II) em condição de renovação de pastagem. O experimento foi instalado no delineamento experimental em blocos casualizados, com quatro repetições e os tratamentos constituídos por oito períodos de convivência: 0, 15, 30, 45, 60, 75, 90 e 120 dias após a emergência das plântulas. Avaliações fitossociológicas foram realizadas na comunidade infestante ao final de cada período de convivência. O capim Convert HD364 foi avaliado quanto aos parâmetros morfológicos, químico-bromatológicos e quanto ao potencial de emissão de GEE. Verificou-se que a produtividade, a qualidade nutricional e o valor energético do capim Convert HD364 diminui proporcionalmente ao aumento do período de convivência com as plantas daninhas. A não convivência com plantas daninhas condiciona melhor digestibilidade in vitro da matéria orgânica e, consequentemente, diminui o potencial de emissão de GEE pela matéria seca do capim Convert HD364.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2020-04-13

Como Citar

MEURER, E., BRITO, S.C. de, MARCHI, S.R. de, PINHEIRO, G.H.R. e MARTINS, D., 2020. Potencial de produção in vitro de metano e dióxido de carbono pela Urochloa híbrida submetida a períodos de convivência com plantas daninhas. Bioscience Journal [online], vol. 36, no. 3, pp. 768–782. [Accessed21 dezembro 2024]. DOI 10.14393/BJ-v36n3a2020-47709. Available from: https://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/47709.

Edição

Seção

Ciências Agrárias