Depressão endogâmica e variabilidade genética em caracteres agronômicos e de resistência a fitopatógenos em populações exóticas de milho

Autores

  • Aurilene Santos Oliveira Universidade Federal de Uberlândia
  • Edésio Fialho dos Reis Universidade Federal de Jataí
  • Ana Paula Oliveira Nogueira Universidade Federal de Uberlândia
  • Fernando Cezar Juliatti Universidade Federal de Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.14393/BJ-v36n3a2020-45347

Palavras-chave:

Doenças foliares, Famílias endogâmicas, Parâmetros genéticos, Zea mays

Resumo

O efeito denominado depressão por endogamia refere-se à redução do valor médio dos caracteres quantitativos, relacionados com a reprodução e a fisiologia da planta, devido ao estado de homozigose dos alelos deletérios. O objetivo deste trabalho foi avaliar a depressão por endogamia e a variabilidade genética de caracteres agronômicos e de resistência a fitopatógenos em famílias endogâmicas de duas populações exóticas de milho. Os experimentos foram realizados na área experimental da Universidade Federal de Goiás, Regional Jataí, na safrinha 2015. Foram avaliadas 50 e 40 FS1 das populações NAP5 e NAP7, respectivamente, intercalando a cada dez parcelas uma linha com a mistura da população base para estimar a depressão por endogamia dos caracteres avaliados. Os experimentos foram instalados em delineamento de blocos casualizados, com três repetições. Foram avaliados os seguintes caracteres: AP – altura de planta (cm), AE – altura de espiga (cm), FM – florescimento masculino (dias), PQ – número de plantas quebradas, AC – número de plantas acamadas, PG – produção de grãos (kg parcela-1). As maiores estimativas de depressão por endogamia nos caracteres agronômicos foram observadas para produção de grãos, com valores de 51,2 e 38,9% para as populações NAP5 e NAP7, respectivamente. Nos caracteres de resistência a fitopatógenos, a maior estimativa foi observada para o complexo de enfezamento, com valores de -58,9% na NAP5 e -74,2% na NAP7. As duas populações em estudo apresentaram potencial genético para serem utilizadas em programas de melhoramento com seleção recorrente e após alguns ciclos de seleção extrair linhagens com bom padrão agronômico e resistentes a fitopatógenos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2020-04-13

Como Citar

OLIVEIRA, A.S., REIS, E.F. dos, NOGUEIRA, A.P.O. e CEZAR JULIATTI, F., 2020. Depressão endogâmica e variabilidade genética em caracteres agronômicos e de resistência a fitopatógenos em populações exóticas de milho. Bioscience Journal [online], vol. 36, no. 3, pp. 914–923. [Accessed22 julho 2024]. DOI 10.14393/BJ-v36n3a2020-45347. Available from: https://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/45347.

Edição

Seção

Ciências Agrárias