O efeito da embalagem de folha de bananeira na vida de prateleira do filé de truta arco-íris em comparação com sacos de plástico

Autores

  • Asghar Ahmadi Faculty of Public Health, Tehran University of Medical Sciences
  • Ali Salehi Faculty of Public Health, Tehran University of Medical Sciences
  • Aliakbar Dadmehr Ministry of Health, Drug and Food Administration
  • Sara Ghodarzi Faculty of Public Health, Tehran University of Medical Sciences
  • Parisa Sadighara Faculty of Public Health, Tehran University of Medical Sciences
  • Saeed Samarghandian Neyshabur University of Medical Sciences
  • Tahereh Farkhondeh Birjand University of Medical Sciences

DOI:

https://doi.org/10.14393/BJ-v35n2a20198-42730

Palavras-chave:

Banana leaf extract, Antioxidant, Shelf life, Fish

Resumo

O objetivo deste estudo foi avaliar o efeito do extrato de folhas de bananeira sobre a qualidade e vida de prateleira da truta arco-íris comparada a sacolas plásticas na temperatura de congelamento por 40 dias. Para avaliar essa proposta, foi determinada a atividade antioxidante do extrato de folhas de bananeira. Além disso, a vida de prateleira dos filés de peixe foi determinada medindo o ácido tiobarbitúrico (TBA) e o pH do peixe. O extrato de folhas de bananeira apresentou o maior teor de vitamina E (5,8 ± 0,61 mg/g) e carotenóides (12,8 ± 0,1 mg/g). O potencial de redução de Cu (II) no extrato foi de 1,76 ± 0,09. A magnitude da modificação no TBA e pH do peixe embalado com folhas de bananeira foi menor que as amostras controle. O presente estudo demonstrou que o uso de extrato de folhas de bananeira é capaz de retardar a oxidação lipídica no filé de peixe durante o armazenamento de congelamento, devido às suas fortes propriedades antioxidantes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2019-04-12

Como Citar

AHMADI, A., SALEHI, A., DADMEHR, A., GHODARZI, S., SADIGHARA, P., SAMARGHANDIAN, S. e FARKHONDEH, T., 2019. O efeito da embalagem de folha de bananeira na vida de prateleira do filé de truta arco-íris em comparação com sacos de plástico. Bioscience Journal [online], vol. 35, no. 2, pp. 503–508. [Accessed23 novembro 2024]. DOI 10.14393/BJ-v35n2a20198-42730. Available from: https://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/42730.

Edição

Seção

Ciências Agrárias