Projeto e fabricação de modelos embriológicos para uso didático
DOI:
https://doi.org/10.14393/BJ-v35n4a2019-42649Palavras-chave:
Embryology, 3D Printing, Teaching, Education, Computer Aided DesignResumo
Algumas áreas do conhecimento, geralmente, estão relacionadas a um alto grau de abstração envolvido no objeto estudado. Para o caso do estudo de embriologia, por exemplo, é recorrente a dificuldade de aprendizagem dos estudantes, por falta de recursos didáticos, que possam auxiliar no processo de interpretação das figuras apresentadas em literatura relacionada. Partindo da motivação de melhorar o ensino universitário, sobretudo na área de ciências biológicas, o presente trabalho objetiva representar, em 3 dimensões, etapas do desenvolvimento embriológico humano. Foi utilizado o software de modelagem 3D, SolidWorks, além de material didático relacionado ao assunto de embriologia, concepção e formação do ser humano, como livros, atlas e artigos científicos. Foram projetados, em software 3D, modelos que representem etapas do desenvolvimento embrionário humano. Esse meio de produção permitiu a elaboração de modelos anatômicos exclusivos, com baixo custo e facilidade de interpretação visual. Os modelos foram projetados em escala, de tal modo que foi possível a comparação entre modelos que representem períodos distintos do desenvolvimento ontogênico. Foi possível contribuir com melhora do entendimento do tema de embriologia, para estudantes da área da saúde, por meio da visualização, em três dimensões, de modelos que por vezes são muito caros como peças físicas, ou mesmo, inexistentes no mercado.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Henrique Nunes Pereira Oliva, Ramon Nogueira Dias, Humberto Gabriel Rodrigues
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.