Projeto e fabricação de modelos embriológicos para uso didático

Autores

  • Henrique Nunes Pereira Oliva Faculdades Integradas Pitágoras de Montes Claros (FIPMoc) http://orcid.org/0000-0001-6452-9833
  • Ramon Nogueira Dias Faculdades Integradas Pitágoras de Montes Claros
  • Humberto Gabriel Rodrigues Universidade Estadual de Montes Claros

DOI:

https://doi.org/10.14393/BJ-v35n4a2019-42649

Palavras-chave:

Embryology, 3D Printing, Teaching, Education, Computer Aided Design

Resumo

Algumas áreas do conhecimento, geralmente, estão relacionadas a um alto grau de abstração envolvido no objeto estudado. Para o caso do estudo de embriologia, por exemplo, é recorrente a dificuldade de aprendizagem dos estudantes, por falta de recursos didáticos, que possam auxiliar no processo de interpretação das figuras apresentadas em literatura relacionada. Partindo da motivação de melhorar o ensino universitário, sobretudo na área de ciências biológicas, o presente trabalho objetiva representar, em 3 dimensões, etapas do desenvolvimento embriológico humano. Foi utilizado o software de modelagem 3D, SolidWorks, além de material didático relacionado ao assunto de embriologia, concepção e formação do ser humano, como livros, atlas e artigos científicos. Foram projetados, em software 3D, modelos que representem etapas do desenvolvimento embrionário humano. Esse meio de produção permitiu a elaboração de modelos anatômicos exclusivos, com baixo custo e facilidade de interpretação visual. Os modelos foram projetados em escala, de tal modo que foi possível a comparação entre modelos que representem períodos distintos do desenvolvimento ontogênico. Foi possível contribuir com melhora do entendimento do tema de embriologia, para estudantes da área da saúde, por meio da visualização, em três dimensões, de modelos que por vezes são muito caros como peças físicas, ou mesmo, inexistentes no mercado.

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Biografia do Autor

Henrique Nunes Pereira Oliva, Faculdades Integradas Pitágoras de Montes Claros (FIPMoc)

Professor dos cursos de Engenharia Mecânica e Engenharia de Produção (FIPMoc).
Acadêmico do curso de Medicina (FIPMoc).

Mestre em Engenharia Mecânica (UFMG). 
Bacharel em Engenharia Mecânica (UFMG).

 

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Publicado

2019-08-08

Como Citar

OLIVA, H.N.P., DIAS, R.N. e RODRIGUES, H.G., 2019. Projeto e fabricação de modelos embriológicos para uso didático. Bioscience Journal [online], vol. 35, no. 4, pp. 1256–1261. [Accessed22 novembro 2024]. DOI 10.14393/BJ-v35n4a2019-42649. Available from: https://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/42649.

Edição

Seção

Ciências da Saúde