Desenvolvimento e validação de escala diagramática como auxílio na avaliação da severidade da bacteriose em folhas trilobadas do maracujazeiro azedo

Autores

  • Anne Pinheiro Costa Universidade de Brasília
  • José Ricardo Peixoto Universidade de Brasília
  • Luiz Eduardo Bassay Blum Universidade de Brasília
  • Michelle Souza Vilela Universidade de Brasilia
  • Wagner Vendrame University of Florida

DOI:

https://doi.org/10.14393/BJ-v35n6a2019-42435

Palavras-chave:

Passiflora edulis Sims, Xanthomonas axonopodis pv. passiflorae, phytopathometry

Resumo

A bacteriose (Xanthomonas axonopodis pv. passiflorae) reduz significativamente a produção e longevidade do maracujazeiro azedo (Passiflora edulis Sims). Uma escala diagramática para a avaliação da severidade da bacteriose em folhas trilobadas do maracujazeiro azedo foi desenvolvida e validada neste estudo. A escala diagramática apresentou oito níveis de severidade (2; 4; 9; 18; 35; 58; 80 e 94%). Para a sua validação, os 20 avaliadores foram divididos em quatro grupos (G1 e G3, sem experiência; G2 e G4, com experiência), que inicialmente estimaram a severidade da doença sem auxílio da escala. Posteriormente, G1 e G2 fizeram outra avaliação sem escala, e G3 e G4 realizaram a avaliação com a escala proposta. A acurácia e a precisão das estimativas foram determinadas por regressão linear simples e pelo coeficiente de correlação de concordância de Lin (LCCC). A escala diagramática proposta permitiu quantificar a severidade da bacteriose de forma acurada e precisa, aumentando a concordância entre os valores estimados e os reais. Os avaliadores inexperientes foram os mais beneficiados pelo uso da escala. O aumento da acurácia e precisão nos grupos que realizaram dupla avaliação sem escala, quando ocorreu, foi mais discreto que os incrementos observados nos grupos que utilizaram a escala. O LCCC confirmou os incrementos da acurácia e precisão detectados pela análise de regressão linear.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2019-12-02

Como Citar

COSTA, A.P., PEIXOTO, J.R., BASSAY BLUM, L.E., SOUZA VILELA, M. e VENDRAME, W., 2019. Desenvolvimento e validação de escala diagramática como auxílio na avaliação da severidade da bacteriose em folhas trilobadas do maracujazeiro azedo. Bioscience Journal [online], vol. 35, no. 6, pp. 1728–1746. [Accessed22 novembro 2024]. DOI 10.14393/BJ-v35n6a2019-42435. Available from: https://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/42435.

Edição

Seção

Ciências Agrárias