Biomassa e atividade microbiana do solo em área de cultivo de soja sob diferentes plantas de cobertura e diferentes sistemas de correção de solo

Autores

  • Jéssica Ferreira Diniz Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Cassiano Garcia Roque Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Monica Cristina Rezende Zuffo Borges Universidade Federal do Vale do São Francisco
  • Pedro Paulo Vilela Barros Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Paulo Henrique Menezes das Chagas Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Othon Lauar Godinho Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Paulo Eduardo Teodoro Universidade Federal de Mato Grosso do SulCampus de Chapadão do Sul

DOI:

https://doi.org/10.14393/BJ-v35n6a2019-42419

Palavras-chave:

Biomassa microbiana., Atividade microbiana., Calcário., Gesso., Milheto., Braquiária.

Resumo

O objetivo do trabalho foi avaliar a biomassa e atividade microbiana do solo, e produtividade da soja sob efeito das diferentes doses de calcário e gesso e diferentes coberturas de solo. O experimento foi conduzido na área experimental da Fundação de Apoio a Pesquisa Agropecuária de Chapadão, sob Latossolo Vermelho Distrófico, com a cultivar Desafio. O delineamento experimental utilizado foi em blocos casualizados, em esquema fatorial (3x4x3) de parcelas subdividas, com 3 repetições. As parcelas foram constituídas por 3 quantidades de gesso agrícola, sendo: controle (sem gesso), recomendado (2,3 Mg ha-1) e o dobro (4,6 Mg ha-1), as subparcelas por 4 doses de calcário (2, 4 e 6 Mg ha-1), além do controle (sem calcário), onde cada bloco apresentou 3 coberturas diferentes: Braquiaria, Milheto e Pousio. Os resultados foram submetidos ao teste de Tukey 5%. Com os valores obtidos pudemos observar que a respiração basal foi melhor para braquiária na ausência de gesso, e na presença o milheto se saiu melhor. A respiração basal, utilizando a braquiária como cobertura, foi maior na dose de 2700 kg ha-1 de calcário. Já utilizando o pousio e o milheto foi na maior dose 6000 kg ha-1. A variável biomassa microbiana apresentou diferença entre as coberturas apenas na ausência de gesso, onde a braquiária e o pousio apresentaram as maiores médias para esta variável. A utilização do milheto como cobertura em conjunto com as doses de gesso acarretou aumento da biomassa microbiana. A massa de 100 grãos e a produtividade de grãos apresentaram maior média na dose de 6000 kg ha-1 de calcário.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2019-10-15

Como Citar

DINIZ, J.F., ROQUE, C.G., BORGES, M.C.R.Z.., BARROS, P.P.V.., CHAGAS, P.H.M. das ., GODINHO, O.L.. e TEODORO, P.E., 2019. Biomassa e atividade microbiana do solo em área de cultivo de soja sob diferentes plantas de cobertura e diferentes sistemas de correção de solo. Bioscience Journal [online], vol. 35, no. 6, pp. 1688–1694. [Accessed22 dezembro 2024]. DOI 10.14393/BJ-v35n6a2019-42419. Available from: https://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/42419.

Edição

Seção

Ciências Agrárias