Relação entre a produção do fonema /ſ/ em onset complexo e o sistema estomatognático em pré-escolares

Autores

  • Raphaela Barroso Guedes-Granzotti Universidade Federal de Sergipe https://orcid.org/0000-0002-9064-439X
  • Caroline Oliveira dos Santos Universidade Federal de Sergipe
  • Kelly da Silva Universidade Federal de Sergipe
  • Rodrigo Dornelas Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Aline Cabral de Oliveira Barreto Universidade Federal de Sergipe
  • Carla Patrícia Hernandez Alves Ribeiro César Universidade Federal de Sergipe

DOI:

https://doi.org/10.14393/BJ-v34n6a2018-42235

Palavras-chave:

Speech Therapy, Language, Speech Disorders, Child Development, Stomatognathic System

Resumo

Este estudo objetivou verificar a relação entre a produção do fonema /ſ/ em onset complexo com a estrutura, o tônus e a mobilidade do sistema estomatognático em pré-escolares. Participaram do estudo 73 pré-escolares, de ambos os sexos, com idades entre 5 anos e 1 mês e 5 anos e 11 meses divididos em dois grupos, sendo grupo controle constituído por 36 crianças com inventário fonético e fonológico completo e o estudo por 37 crianças que não haviam adquirido apenas o fonema /ſ/ em onset complexo. Para a avaliação miofuncional orofacial foi utilizado o protocolo MBGR. Os dados foram tabulados e submetidos ao teste exato de Fisher e Mann Whitney, considerando-se p≤0,05. Com relação ao sistema estomatognático, observou-se diferença entre os grupos apenas na tarefa de vibração de língua. Não foram identificadas associações significativas ao se comparar os resultados com a tonicidade dos lábios, língua e bochechas e demais movimentos solicitados dos órgãos fonoarticulatórios. Não foram identificadas diferenças entre o sexo e os resultados encontrados. Assim, as crianças que não produziram o fonema /ſ/ em onset complexo apresentaram maior dificuldade em realizar vibração de língua. 

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Publicado

2018-12-14

Como Citar

GUEDES-GRANZOTTI, R.B., SANTOS, C.O. dos, SILVA, K. da, DORNELAS, R., OLIVEIRA BARRETO, A.C. de e CÉSAR, C.P.H.A.R., 2018. Relação entre a produção do fonema /ſ/ em onset complexo e o sistema estomatognático em pré-escolares. Bioscience Journal [online], vol. 34, no. 6, pp. 1805–1814. [Accessed22 novembro 2024]. DOI 10.14393/BJ-v34n6a2018-42235. Available from: https://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/42235.

Edição

Seção

Ciências da Saúde