Relação entre a produção do fonema /ſ/ em onset complexo e o sistema estomatognático em pré-escolares
DOI:
https://doi.org/10.14393/BJ-v34n6a2018-42235Palavras-chave:
Speech Therapy, Language, Speech Disorders, Child Development, Stomatognathic SystemResumo
Este estudo objetivou verificar a relação entre a produção do fonema /ſ/ em onset complexo com a estrutura, o tônus e a mobilidade do sistema estomatognático em pré-escolares. Participaram do estudo 73 pré-escolares, de ambos os sexos, com idades entre 5 anos e 1 mês e 5 anos e 11 meses divididos em dois grupos, sendo grupo controle constituído por 36 crianças com inventário fonético e fonológico completo e o estudo por 37 crianças que não haviam adquirido apenas o fonema /ſ/ em onset complexo. Para a avaliação miofuncional orofacial foi utilizado o protocolo MBGR. Os dados foram tabulados e submetidos ao teste exato de Fisher e Mann Whitney, considerando-se p≤0,05. Com relação ao sistema estomatognático, observou-se diferença entre os grupos apenas na tarefa de vibração de língua. Não foram identificadas associações significativas ao se comparar os resultados com a tonicidade dos lábios, língua e bochechas e demais movimentos solicitados dos órgãos fonoarticulatórios. Não foram identificadas diferenças entre o sexo e os resultados encontrados. Assim, as crianças que não produziram o fonema /ſ/ em onset complexo apresentaram maior dificuldade em realizar vibração de língua.
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Copyright (c) 2018 Raphaela Barroso Guedes-Granzotti, Caroline Oliveira dos Santos, Kelly da Silva, Rodrigo Dornelas, Aline Cabral de Oliveira Barreto, Carla Patrícia Hernandez Alves Ribeiro César
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