Número e morfologia de faixas etárias de perfilhos durante o verão em pastos de Capim-Marandu previamente utilizados sob pastejo diferido

Autores

  • Manoel Eduardo Rozalino Santos Universidade Federal de Uberlândia
  • Bruno Humberto Rezende Carvalho Universidade Federal de Uberlândia
  • Angélica Nunes de Carvalho Universidade Federal de Uberlândia
  • Gabriel de Oliveira Rocha Universidade Federal de Uberlândia
  • Flávia de Oliveira Scarpino Van Cleef Universidade Estadual Paulista
  • Gustavo Jordan da Silva Queiroz Universidade Federal de Uberlândia
  • Lucas Santos de Moraes Universidade Federal de Uberlândiaa
  • Larissa Lais Santos do Carmo Universidade Federal de Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.14393/BJ-v36n1a2020-42215

Palavras-chave:

Morphological composition, Mowing, Sward height, Tillering dynamics, Urochloa brizantha, Brachiaria brizantha syn

Resumo

A contribuição relativa de perfilhos jovens, maduros e velhos no dossel influencia a produção e a estrutura do pasto. O objetivo com o trabalho foi avaliar durante a primavera e o início do verão o balanço entre aparecimento e mortalidade de perfilho (BAL), a morfologia e as percentagens de perfilhos jovens, maduros e velhos nos pastos de Brachiaria brizantha cv. Marandu (capim-marandu) com três condições ao fim do inverno: baixo (24,1 cm), alto (49,0 cm) e alto (50,0 cm)/roçado (8 cm). Os pastos alto e alto/roçado apresentaram maior BAL em Setembro e Outubro, respectivamente. Em Janeiro, o BAL foi maior nos pastos baixo e alto/roçado do que no pasto alto. O número de perfilho foi maior no pasto baixo, intermediário no pasto alto/roçado e menor no pasto alto. As percentagens de perfilhos jovens e velhos foram maiores nos pastos baixo e alto, em comparação ao pasto alto/roçado. A percentagem de lâmina foliar viva reduziu, enquanto que a percentagem de lâmina foliar morta aumentou com a idade do perfilho. A roçada do pasto alto de capim-marandu no fim do inverno aumenta a renovação de perfilho na primavera e diminui a percentagem de perfilho velho no pasto no verão. O perfilho velho apresenta pior morfologia do que o perfilho jovem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2020-01-01

Como Citar

SANTOS, M.E.R., CARVALHO, B.H.R., CARVALHO, A.N. de, ROCHA, G. de O., VAN CLEEF, F. de O.S., QUEIROZ, G.J. da S., MORAES, L.S. de e CARMO, L.L.S. do, 2020. Número e morfologia de faixas etárias de perfilhos durante o verão em pastos de Capim-Marandu previamente utilizados sob pastejo diferido. Bioscience Journal [online], vol. 36, no. 1, pp. 173–182. [Accessed14 novembro 2024]. DOI 10.14393/BJ-v36n1a2020-42215. Available from: https://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/42215.

Edição

Seção

Ciências Agrárias