Secagem em camada delgada de folhas de aroeira

Autores

  • Pedro Amorim Berbert Universidade Estadual do Norte Fluminense UENF http://orcid.org/0000-0003-2480-8162
  • Marcia Terezinha Ramos de Oliveira Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro
  • Marília Amorim Berbert-Molina Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro
  • Karina de Jesus Soares Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro
  • Antonione Araujo Coelho Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro

DOI:

https://doi.org/10.14393/BJ-v35n2a20198-42203

Palavras-chave:

Schinus terebinthifolius Raddi, Lewis thin-layer drying model, Theoretical diffusion model, Error analysis

Resumo

Estudos sobre a cinética da secagem de plantas medicinais, aromáticas e condimentares são necessários para o estabelecimento de parâmetros operacionais de secagem de forma a não alterar significativamente a qualidade e o perfil fitoquímico dessas plantas. O objetivo do presente trabalho foi investigar a cinética da secagem das folhas da aroeira-vermelha (Schinus terebinthifolius), além de verificar se o modelo teórico de difusão e o modelo semi-empírico de Lewis são capazes de predizer com acurácia as curvas de secagem do produto a 35, 40 e 45°C, com fluxo de ar seco de 0,731 kg s-1 m-2. As folhas foram coletadas às 8:00, 12:00 e 17:00 h. O grau de adequação dos valores obtidos pelas curvas de secagem àqueles obtidos experimentalmente foi avaliado empregando-se o coeficiente de determinação, a raiz do erro quadrático médio, o erro percentual absoluto médio, o viés médio e o índice de ajuste. A análise da dispersão dos resíduos também foi utilizada na escolha do modelo de predição mais efetivo. Observou-se que a temperatura tem efeito significativo na transferência de massa e a taxa de secagem diminuiu continuamente ao longo da secagem. O horário de coleta das folhas não teve influência significativa sobre a cinética da secagem. A difusividade efetiva da água aumentou com o aumento da temperatura. Os resultados evidenciaram que o modelo de Lewis descreve com maior grau de acurácia a secagem de folhas de aroeira-vermelha que o modelo teórico baseado na Segunda Lei de Difusão de Fick.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Pedro Amorim Berbert, Universidade Estadual do Norte Fluminense UENF

Professor de Secagem e Armazenamento de Grãos do Laboratório de Engenharia Agrícola, Centro de Ciências e Tecnologias Agropecuárias, Universidade Estadual do Norte Fluminesne

Downloads

Publicado

2019-04-12

Como Citar

BERBERT, P.A., OLIVEIRA, M.T.R. de, BERBERT-MOLINA, M.A., SOARES, K. de J. e COELHO, A.A., 2019. Secagem em camada delgada de folhas de aroeira. Bioscience Journal [online], vol. 35, no. 2, pp. 540–560. [Accessed22 novembro 2024]. DOI 10.14393/BJ-v35n2a20198-42203. Available from: https://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/42203.

Edição

Seção

Ciências Agrárias