Alguns parâmetros microbiológicos específicos e prevalência de SalmonellA spp. cortes de carne de frango da província de Erzurum, Turquia e caracterização da resistência aos antibióticos de isolados

Autores

  • Alper Baran Erzurum Ataturk University Vocational School
  • Ahmet Erdoğan Erzurum Ataturk University Vocational School
  • Arzu Kavaz Erzurum Ataturk University Vocational School
  • Mehmet Cemal Adigüzel Erzurum Ataturk University Vocational School

DOI:

https://doi.org/10.14393/BJ-v35n3a2019-42187

Palavras-chave:

Chicken meat, Salmonella, IMS, PCR, Antimicrobial

Resumo

Parâmetros microbiológicos específicos e a presença de Salmonella spp. foram investigados em 72 amostras de carne de frango (36 asas e 36 baquetas) coletadas em mercados e açougues. Os parâmetros microbiológicos específicos foram determinados utilizando um método cultural convencional e a presença de Salmonella spp. em amostras de frango foi determinada utilizando métodos de reação em cadeia da polimerase (PCR) por separação convencional e imunomagnética (IMS). Além disso, a suscetibilidade antimicrobiana dos isolados foi revelada pelo método de difusão do disco de Kirby-Bauer. Os resultados indicaram que 30 das 72 amostras foram positivas para Salmonella spp. pelo método convencional, e 42 das 72 foram positivas pelo método IMS-PCR. No entanto, 30 das 72 amostras foram positivas para Salmonella spp. por ambos os métodos. Os isolados de Salmonella spp. foram confirmados pelo sistema VITEK2 Compact e PCR. As susceptibilidades dos isolados a 10 antibióticos foram determinadas. Os resultados indicaram que os isolados (27/30) apresentaram maior suscetibilidade à gentamicina (90,00%), enquanto a maior resistência foi ao ácido nalidíxico e à tetraciclina nos níveis de 100 e 93,34%, respectivamente. Estes resultados indicam uma alta prevalência de Salmonella spp. em carne de frango da cidade de Erzurum, Turquia, e o perfil de resistência antimicrobiana desses isolados deve ser considerado para a saúde pública. Os resultados também demonstram que a técnica de IMS-PCR foi superior ao método convencional para detecção de Salmonella em carne de frango.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2019-06-11

Como Citar

BARAN, A., ERDOĞAN, A.., KAVAZ, A.. e ADIGÜZEL, M.C.., 2019. Alguns parâmetros microbiológicos específicos e prevalência de SalmonellA spp. cortes de carne de frango da província de Erzurum, Turquia e caracterização da resistência aos antibióticos de isolados. Bioscience Journal [online], vol. 35, no. 3, pp. 878–891. [Accessed21 dezembro 2024]. DOI 10.14393/BJ-v35n3a2019-42187. Available from: https://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/42187.

Edição

Seção

Ciências Agrárias