Crescimento e produção de biomassa da palma forrageira segundo ciclo irrigada com esgoto doméstico tratado

Autores

  • Manoel Simões de Azevedo Junior Universidade Federal Rural do Semi-Árido
  • Miguel Ferreira Neto Universidade Federal Rural do Semi-Árido
  • José Francismar de Medeiros Universidade Federal Rural do Semi-Árido
  • Francisco Vanies da Silva Sá Universidade Federal Rural do Semi-Árido
  • Yuri Bezerra de Lima Universidade Federal Rural do Semi-Árido
  • Marcírio de Lenos Universidade Federal Rural do Semi-Árido
  • Jorge Luís Fabrício de Queiroz Universidade Federal Rural do Semi-Árido
  • Rafael Oliveira Batista Universidade Federal Rural do Semi-Árido

DOI:

https://doi.org/10.14393/BJ-v36n1a2020-42175

Palavras-chave:

Irrigation, Forage, Opuntia sp, Water reuse

Resumo

Objetivou-se com esse trabalho avaliar, no segundo ciclo, o crescimento e a produção da palma forrageira orelha-de-elefante (Opuntia sp), conduzida sob irrigação complementar, com esgoto doméstico tratado. O experimento foi realizado no Assentamento Milagre, município de Apodi/RN, no período de junho/2016 a fevereiro/2017. Foram estudados cinco tratamentos, sendo quatro frequências de irrigação (2,3;

7; 14 e 21 dias), para aplicar uma lâmina de 3,5 mm de efluente, e a testemunha, cultivo em sequeiro (sem irrigação). Utilizou-se o delineamento de blocos casualizados com quatro repetições. A água de esgoto doméstico após passar pelo tratamento preliminar-primário apresentou características químicas e biológicas aceitáveis para a fertirrigação nas condições utilizadas no cultivo da palma. Após 234 dias do 1º corte realizado na palma, foram feitas medições das características morfométricas: altura de planta, comprimento, largura, perímetro, espessura e número de cladódios primário e secundário e acúmulo de biomassa. A complementação hídrica realizada por irrigação com intervalos de 2,3; 7,0; 14,0 e 21,0 dias, viabilizou satisfatoriamente o crescimento e a produção da palma forrageira orelha de elefante que, sem irrigação, teve seu desenvolvimento bastante comprometido no período seco. A complementação hídrica com 3,5 mm de água de esgoto doméstico tratado por irrigação, com intervalos de 2,3; 7,0 e 14,0 promovem o maior crescimento e acúmulo de biomassa da palma forrageira orelha de elefante.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2020-01-01

Como Citar

AZEVEDO JUNIOR, M.S. de, FERREIRA NETO, M., MEDEIROS, J.F. de, SÁ, F.V. da S., LIMA, Y.B. de, LENOS, M. de, QUEIROZ, J.L.F. de e BATISTA, R.O., 2020. Crescimento e produção de biomassa da palma forrageira segundo ciclo irrigada com esgoto doméstico tratado. Bioscience Journal [online], vol. 36, no. 1, pp. 51–60. [Accessed27 julho 2024]. DOI 10.14393/BJ-v36n1a2020-42175. Available from: https://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/42175.

Edição

Seção

Ciências Agrárias