O tempo de imersão durante a desinfestação influencia nas taxas de germinação de Dendrobium?

Autores

  • José Carlos Sorgato Universidade Federal da Grande Dourados
  • Jackeline Schultz Soares Universidade Federal da Grande Dourados
  • Silvana de Paula Quintão Scalon Universidade Federal da Grande Dourados
  • Suzana Targanski Sajovic Pereira Universidade Estadual Paulista
  • Débora de Freitas Brotto Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
  • Luan Marlon Ribeiro Universidade Federal da Grande Dourados

DOI:

https://doi.org/10.14393/BJ-v36n1a2020-42131

Palavras-chave:

Germinação assimbiótica, Orchidaceae, Dendrobium nobile, Dendrobium phalaenopsis, Hipoclorito de sódio, Espécies ornamentais

Resumo

A germinação assimbiótica é considerada uma técnica eficiente e viável resultando em elevados percentuais de germinação. Apesar do sucesso dessa técnica, o tipo, a concentração e o tempo de exposição do agente desinfestante diferem, necessitando padronização para cada espécie. Assim, a padronização do agente desinfestante e do procedimento são necessários para o aumento das taxas germinativas. Objetivou-se com este trabalho determinar metodologia que aumente a taxa de germinação in vitro e favoreça o desenvolvimento inicial de plântulas de Dendrobium nobile e Dendrobium phalaenopsis, utilizando diferentes métodos de desinfestação de sementes e diferentes meios de cultura. Sementes, sob condições assépticas, foram desinfestadas em solução de hipoclorito de sódio a 0,8%, por cinco ou quinze minutos. Após esses períodos, as suspensões de sementes receberam ou não a tríplice lavagem com água. Em seguida, foram semeadas em frascos de cultivo que continham quatro diferentes meios de cultura (MS, MS½, K e VW). Posteriormente, foram transferidos para sala de crescimento com fotoperíodo e temperatura controlados, onde permaneceram sob irradiância de 20 µmol m-2 s-1. Quarenta e cinco dias após a semeadura foi avaliada a porcentagem de germinação das espécies estudadas. Os resultados neste trabalho indicam que, independentemente do meio de cultura ou do tempo de desinfestação, as sementes quando submetidas à tríplice lavagem apresentaram porcentagem de germinação superior a àquelas que não receberam este procedimento. Recomenda-se a desinfestação das sementes por 5 minutos. Os meios MS e MS½ foram os mais efetivos em promover a germinação in vitro dessas espécies.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2020-01-01

Como Citar

JOSÉ CARLOS SORGATO, SCHULTZ SOARES, J., SCALON, S. de P.Q., TARGANSKI SAJOVIC PEREIRA, S., DE FREITAS BROTTO, D. e MARLON RIBEIRO, L., 2020. O tempo de imersão durante a desinfestação influencia nas taxas de germinação de Dendrobium?. Bioscience Journal [online], vol. 36, no. 1, pp. 42–50. [Accessed25 novembro 2024]. DOI 10.14393/BJ-v36n1a2020-42131. Available from: https://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/42131.

Edição

Seção

Ciências Agrárias