Extração do conteúdo de fenólicos totais e atividade antioxidante de Capsicum chinense e Capsicum spp em diferentes solventes e tempo de extração

Autores

  • Michely da Silva Ribeiro Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro
  • Claudia Maria Tomás Melo Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro
  • Eduardo Santos Almeida Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro
  • Carla Regina Amorim dos Anjos Queiroz Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro

DOI:

https://doi.org/10.14393/BJ-v35n4a2019-42114

Palavras-chave:

chemical analysis, pepper

Resumo

A proposta deste trabalho foi avaliar a extração e quantificação de compostos fenólicos totais e a atividade antioxidante de duas espécies de pimentas processadas por quatro diferentes métodos (in natura, seca, conserva em vinagre e conserva em óleo). Foi verificado a eficiência de extração de fenólicos totais de sete solventes (água destilada, etanol p.a, etanol 50 %, metanol p.a, metanol 50 %, cetona p.a e cetona 50 %). Foram realizadas análises de fenólicos totais, utilizando o método de Folin Ciocalteu e ácido gálico para obtenção da curva padrão com leitura de absorbância 650 nm. A atividade antioxidante foi determinada por meio de método espectrofotométrico, utilizando o reagente 2,2-difenil-1-picril hidrazil (DPPH). Não foram observadas diferenças significativas nos dois tempos de extração 6 e 24 h. Para as amostras preservadas em vinagre, não foram observadas diferenças significativas entre os solventes utilizados para a extração. A pimenta Capsicum chinense apresentou a maior quantidade de compostos fenólicos em todos os tratamentos quando comparada à pimenta de cheiro, exceto quando conservada em óleo. Para a pimenta seca, o menor valor médio de extração de fenólicos totais foi obtido com etanol a 99,5% (p.a) e acetona p.a-ACS 99,5% (p.a), que diferiu das pimentas conservadas em óleo. A análise da atividade antioxidante das pimentas Capsicum chinense e Capsicum spp não apresentou diferença significativa (p>0,05) quando comparadas às amostras secas ou conservadas com vinagre. No entanto, a amostra de pimenta “Capsicum chinensein natura apresentou maior atividade antioxidante do que as amostras conservadas em óleo. Pode-se considerar, pelos resultados experimentais, que as pimentas em estudo, principalmente na forma in natura e dessecada são boas fontes de antioxidantes naturais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Claudia Maria Tomás Melo, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro

Trabalho nos cursos de Tecnologia em Alimentos, Técnico em Meio Ambiente e Agronomia do Instituto Federal do Triângulo Mineiro, ministrando também a disciplina de Análises de Alimentos para o curso de Mestrado Tecnológico do IFTM.

Downloads

Publicado

2019-08-08

Como Citar

RIBEIRO, M. da S., MELO, C.M.T., ALMEIDA, E.S. e QUEIROZ, C.R.A. dos A., 2019. Extração do conteúdo de fenólicos totais e atividade antioxidante de Capsicum chinense e Capsicum spp em diferentes solventes e tempo de extração. Bioscience Journal [online], vol. 35, no. 4, pp. 1110–1119. [Accessed25 julho 2024]. DOI 10.14393/BJ-v35n4a2019-42114. Available from: https://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/42114.

Edição

Seção

Ciências Agrárias