Estimativas de repetibilidade e número mínimo de avaliações para seleção de genótipos de capim-elefante para produção de forragem

Autores

  • Erina Vitório Rodrigues Drª Erina Victorino - UENF - erinavict@hotmail.com - ;
  • Rogério Figueiredo Daher Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro
  • Geraldo de Amaral Gravina Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro
  • Alexandre Pio Viana Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro
  • Maria do Socorro Bezerra de Araújo Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro
  • Maria Lorraine Fonseca Oliveira Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro
  • Marcelo Vivas Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro
  • Bruna Rafaela da Silva Menezes Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro
  • Antônio Vander Pereira Embrapa Gado de Leite

DOI:

https://doi.org/10.14393/BJ-v36n1a2020-42075

Palavras-chave:

Pennisetum purpureum S., Coeficiente de determinação, Produtividade de matéria seca

Resumo

No melhoramento de plantas forrageiras, a seleção de genótipos superiores tem sido realizada mediante a realização de cortes sucessivos em intervalos previamente estabelecidos. Entretanto este processo envolve muitas etapas, avaliação de muitos caracteres e um grande dispêndio de custos e mão-de-obra. Assim, a estimativa da repetibilidade é essencial no melhoramento de plantas perenes, pois permite predizer o valor genotípico do indivíduo, o número mínimo de avaliações na seleção de genótipos e minimiza recursos e tempo na seleção de indivíduos promissores. O objetivo deste trabalho foi obter estimativas do coeficiente de repetibilidade para caracteres morfoagronômicos em capim-elefante e determinar o número de avaliações necessárias para seleção fenotípica com maior eficiência. Utilizou-se delineamento experimental de blocos casualizados com 53 genótipos e duas repetições. Foram estimados os coeficientes de repetibilidade para as variáveis altura de plantas (ALT), número de perfilhos (NP), diâmetro de colmo (DC) e produtividade de matéria seca (PMS), utilizando-se os métodos da Anova, Componentes principais e Análise estrutural. Observaram-se diferenças significativas entre os genótipos (p<0,01) para todas as variáveis avaliadas. Os componentes principais proporcionam maiores estimativas de repetibilidade em relação aos demais métodos. As estimativas dos coeficientes de repetibilidade são de média a alta magnitude, para as variáveis ALT, NP e DC e de baixa magnitude para PMS. Com base no método dos Componentes Principais são necessárias cinco, cinco, duas e onze medidas para altura da planta, número de perfilhos, diâmetro do caule e rendimento de matéria seca, respectivamente, com 80% de confiabilidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2020-01-01

Como Citar

RODRIGUES, E.V., DAHER, R.F.., GRAVINA, G. de A., VIANA, A.P., ARAÚJO, M. do S.B. de, OLIVEIRA, M.L.F., VIVAS, M., MENEZES, B.R. da S. e PEREIRA, A.V., 2020. Estimativas de repetibilidade e número mínimo de avaliações para seleção de genótipos de capim-elefante para produção de forragem. Bioscience Journal [online], vol. 36, no. 1, pp. 30–41. [Accessed27 julho 2024]. DOI 10.14393/BJ-v36n1a2020-42075. Available from: https://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/42075.

Edição

Seção

Ciências Agrárias