A vegetação do entorno influencia a assembléia de moscas-das-frutas em pomares de goiabeira?

Autores

  • Kátia da Cruz Vargas Universidade de Mato Grosso do Sul
  • Alfredo Raúl Abot Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
  • Victor Ribeiro Acosta Universidade Federal de Pelotas
  • Marcos Henrique Frech Telles Universidade Federal de Pelotas
  • José Nicácio do Nascimento Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Flávio Roberto Mello Garcia Universidade Federal de Pelotas http://orcid.org/0000-0003-0493-1788

DOI:

https://doi.org/10.14393/BJ-v35n4a2019-42042

Palavras-chave:

Agroecosystems, Anastrepha, fruit pests, Psidium guajava

Resumo

Este estudo teve como objetivo avaliar como a vegetação do entorno dos pomares afeta a assembleia de moscas-das-frutas. Para isto, foram coletadas moscas em pomares de goiabeiras com distintos tipos de vegetação no entorno (pastagens exóticas, mata nativa e fruticultura). O experimento foi conduzido em Itaporã e Dourados, Estado do Mato Grosso do Sul, Brasil. Amostras semanais foram coletadas de março a abril de 2015. As armadilhas McPhail foram iscadas com 5% de proteína hidrolisada de milho. A riqueza de espécies, o índice de diversidade e a abundância foram avaliados para cada pomar, assim como a composição de espécies de moscas-das-frutas entre os ambientes do entorno do pomar e  razão sexual. Um total de 579 indivíduos foram coletados das espécies Anastrepha fraterculus, A. montei, A. obliqua, A. sororcula, A. striata, A. turpiniae e A. zenildae. O pomar cercado por mata nativa apresentou maior riqueza de espécies e diversidade de Shannon. A composição das espécies diferiu entre os ambientes, com a formação de três grupos distintos. O ambiente do entorno do pomar de goiabeira influencia a riqueza, diversidade, abundância e razão sexual das moscas-das-frutas, indicando que a mata nativa pode fornecer mais recursos para a manutenção desses insetos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Flávio Roberto Mello Garcia, Universidade Federal de Pelotas

Possui graduação em Ciências Biológicas, mestrado (1996) e doutorado (2002) em Zoologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (conceito 6 ). Realizou treinamentos no United States Department of Agriculture (USDA) nos Estados Unidos e na USP.

Downloads

Publicado

2019-08-08

Como Citar

VARGAS, K. da C., ABOT, A.R., ACOSTA, V.R., TELLES, M.H.F., DO NASCIMENTO, J.N. e GARCIA, F.R.M.., 2019. A vegetação do entorno influencia a assembléia de moscas-das-frutas em pomares de goiabeira?. Bioscience Journal [online], vol. 35, no. 4, pp. 1245–1255. [Accessed24 novembro 2024]. DOI 10.14393/BJ-v35n4a2019-42042. Available from: https://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/42042.

Edição

Seção

Ciências Biológicas