Palhada remanescente e liberação de nutrientes da aveia preta manejada em sistema de integração lavoura-pecuária

Autores

  • Eloisa Mattei Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Paulo Sérgio Rabello de Oliveira Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Leandro Rampim Universidade Estadual do Centro-Oeste
  • Jonas Francisco Egewarth Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Carlos Augusto Rocha de Moraes Rego Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Jeferson Tiago Piano Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Juan López de Herrera Universidad Politécnica de Madrid

DOI:

https://doi.org/10.14393/BJ-v34n6a2018-42036

Palavras-chave:

Avena Strigosa, Cultural waste, Half-life time.

Resumo

O objetivo do trabalho foi avaliar a decomposição e liberação de nutrientes dos resíduos da cultura da aveia preta e do pousio conduzidos em sistema de integração lavoura-pecuária. O delineamento experimental utilizado foi o de blocos casualizados, em esquema de parcelas subdivididas, com duas repetições, sendo as parcelas constituídas por quatro manejos (pousio, aveia sem pastejo, aveia pastejada uma e duas vezes) e as subparcelas, pelas épocas de avaliação ao longo do cultivo da soja em sucessão (0, 10, 20, 30, 50, 100 e 120 dias após a semeadura). Foram determinadas as quantidades residuais de matéria seca e os teores de Carbono (C), Nitrogênio (N), Fósforo (P) e Potássio (K). A aveia sem pastejo e o pousio com ressemeadura natural de aveia + azevém, foram os manejos que apresentaram as maiores quantidades de matéria seca remanescentes, chegando a 5.219 e 6.781 kg ha-1, respectivamente. A quantidade dos nutrientes, N, P e K liberados dos resíduos, foram semelhantes independente do manejo adotado, com redução exponencial
e proporcional à redução da matéria seca remanescente. O K foi o nutriente liberado mais rapidamente dos resíduos e deve ser considerado no momento do cálculo de adubação da cultura a ser implantada. O sistema de integração lavoura-pecuária no qual se realiza um e dois pastejos da aveia, mesmo reduzindo a cobertura do solo, possibilita elevada ciclagem de nutrientes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2018-12-06

Como Citar

MATTEI, E., RABELLO DE OLIVEIRA, P.S., RAMPIM, L., EGEWARTH, J.F., ROCHA DE MORAES REGO, C.A., PIANO, J.T. e LÓPEZ DE HERRERA, J., 2018. Palhada remanescente e liberação de nutrientes da aveia preta manejada em sistema de integração lavoura-pecuária. Bioscience Journal [online], vol. 34, no. 6, pp. 206–215. [Accessed22 novembro 2024]. DOI 10.14393/BJ-v34n6a2018-42036. Available from: https://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/42036.

Edição

Seção

Ciências Agrárias