Determinantes da teoria do comportamento planejado do consumidor relacionados à intenção de compra de hortaliças orgânicas

Autores

  • José Francisco dos Reis Neto Universidade Anhanguera
  • Anderson Susumu Kazama Universidade Anhanguera
  • Silvia Rahe Pereira Universidade Anhanguera

DOI:

https://doi.org/10.14393/BJ-v35n2a20198-41754

Palavras-chave:

Organic products, Organic market, Purchase intention, Individual perception

Resumo

O consumidor brasileiro tem ampliado as suas compras de produtos orgânicos. No entanto, muito pouco se conhece sobre o comportamento de compra desses consumidores. Considerando a Teoria do Comportamento Planejado, o objetivo deste estudo foi o de avaliar a influência positiva da atitude, das normas subjetivas e do controle de comportamento percebido na decisão de compra de hortaliças orgânicas e avaliar os relacionamentos causais destas variáveis na intenção de compra de hortaliças orgânicas em função das características sociodemográficas do consumidor. Foram entrevistados 472 pessoas, durante o processo de compra, por meio da aplicação de um questionário. A modelagem de equações estruturais com o método de mínimos quadrados parciais foi utilizada para testar as relações propostas nos objetivos entre as variáveis latentes atitude, norma subjetiva, controle e incerteza percebida, preditivas da intenção de compra. Os resultados indicaram que as variáveis latentes preditas influem positivamente à intenção de compra, salvo a incerteza percebida que quanto maior for esta, menor será a intenção de compra.  Em relação às variáveis socioeconômicas, apenas os grupos segmentados do nível de escolaridade e faixa de renda familiar apresentaram diferenças significativas para o relacionamento entre a norma subjetiva e intenção de compra, e para o grupo faixa de idade, a relação entre incerteza percebida e intenção de compra.

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Publicado

2019-04-12

Como Citar

NETO, J.F. dos R., KAZAMA, A.S. e PEREIRA, S.R., 2019. Determinantes da teoria do comportamento planejado do consumidor relacionados à intenção de compra de hortaliças orgânicas. Bioscience Journal [online], vol. 35, no. 2, pp. 431–440. [Accessed22 novembro 2024]. DOI 10.14393/BJ-v35n2a20198-41754. Available from: https://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/41754.

Edição

Seção

Ciências Agrárias