Processo de elaboração de guia educacional para estomizados: construção de guia educativo para o autocuidado de pessoas com estoma intestinal e/ou urinário

Autores

  • Selma de Andrade Coelho Universidade Federal de Uberlândia
  • Denise Regina da Costa Aguiar Universidade Camilo Castelo Branco

DOI:

https://doi.org/10.14393/BJ-v36n1a2020-40132

Palavras-chave:

Ostomy., Nursing., Education in health., Self-care., Educational technology.

Resumo

Trata-se da elaboração de um guia de orientação sobre os cuidados com a pessoa com estoma intestinal e/ou urinária acolhida em um Serviço de Atenção à Pessoa Estomizada, para instrumentalizá-la para o autocuidado e favorecer melhorias em sua qualidade de vida. Realizado por meio de levantamento bibliográfico sobre a temática com foco nas Diretrizes Baseadas em Evidências. A elaboração ocorreu por meio da associação do levantamento bibliográfico e teve por base referencial os princípios da teoria de Orem sobre o autocuidado e das práticas educativas aplicadas à pedagogia da saúde com base nos ensinamentos freirianos sobre a educação libertadora, a qualificação e o diálogo entre o sujeito e o profissional, como subsídio à possibilidade de auxiliar família e paciente a modificarem seu estilo de vida e serem agentes de transformação, privilegiando o desenvolvimento da sua autonomia. O material educativo impresso possibilita novos conhecimentos e informações aos pacientes estomizados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2020-01-01

Como Citar

COELHO, S. de A. e AGUIAR, D.R. da C., 2020. Processo de elaboração de guia educacional para estomizados: construção de guia educativo para o autocuidado de pessoas com estoma intestinal e/ou urinário. Bioscience Journal [online], vol. 36, no. 1, pp. 295–303. [Accessed28 novembro 2024]. DOI 10.14393/BJ-v36n1a2020-40132. Available from: https://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/40132.

Edição

Seção

Ciências da Saúde