Processo de elaboração de guia educacional para estomizados: construção de guia educativo para o autocuidado de pessoas com estoma intestinal e/ou urinário
DOI:
https://doi.org/10.14393/BJ-v36n1a2020-40132Palavras-chave:
Ostomy., Nursing., Education in health., Self-care., Educational technology.Resumo
Trata-se da elaboração de um guia de orientação sobre os cuidados com a pessoa com estoma intestinal e/ou urinária acolhida em um Serviço de Atenção à Pessoa Estomizada, para instrumentalizá-la para o autocuidado e favorecer melhorias em sua qualidade de vida. Realizado por meio de levantamento bibliográfico sobre a temática com foco nas Diretrizes Baseadas em Evidências. A elaboração ocorreu por meio da associação do levantamento bibliográfico e teve por base referencial os princípios da teoria de Orem sobre o autocuidado e das práticas educativas aplicadas à pedagogia da saúde com base nos ensinamentos freirianos sobre a educação libertadora, a qualificação e o diálogo entre o sujeito e o profissional, como subsídio à possibilidade de auxiliar família e paciente a modificarem seu estilo de vida e serem agentes de transformação, privilegiando o desenvolvimento da sua autonomia. O material educativo impresso possibilita novos conhecimentos e informações aos pacientes estomizados.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Selma de Andrade Coelho, Denise Regina da Costa Aguiar
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.