Potencial ornamental de acessos de batata-doce

Autores

  • Rosa maria de Deus de Sousa Universidade de Brasília
  • José Ricardo Peixoto Universidade de Brasília
  • Geonani Bernardo Amaro Centro Nacional de Pesquisas em Hortaliças
  • Michelle Souza Vilela Universidade de Brasília
  • Anne Pinheiro Costa Universidade de Brasília
  • Daiene da Silva Nóbrega Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.14393/BJ-v34n6a2018-39985

Palavras-chave:

Ipomoea batatas (L.) Lam., morphological descriptors, sweet potato leaves, germplasm bank, landscaping

Resumo

A batata-doce [Ipomoea batatas (L.) Lam.] é uma planta com diferentes aptidões de uso das suas raízes, folhas e hastes. O objetivo deste trabalho foi avaliar o potencial ornamental de acessos de batata-doce oriundas do banco de germoplasma mantidos na Embrapa Hortaliças, Brasília, DF, Brasil. Para a caracterização morfológica e avaliação do potencial ornamental, foram escolhidos cinco acessos com formatos de folhas diferentes (CNPH 980, CNPH 1205, CNPH 895, CNPH 796, CNPH 1284) e utilizados doze descritores qualitativos e quantitativos [tipo de planta (TP), tipo de lóbulo da folha (TLF), cor da folha imatura (CFI), número de lóbulos por folha (NLF), cor das ramas (CR), formato do lóbulo central (FLC), pigmento no pecíolo (PP), tamanho da folha madura (TFM), cor da folha madura (CFM), formato da folha (FF), produção de ramas (BY) e produção de raízes (RY)]. Na avaliação do potencial ornamental, cada critério foi pontuado por meio de notas variando de 10 (mínimo) a 100 (máximo). A característica número de lóbulos da folha foi a que mais agradou os avaliadores. Observou-se que quanto mais lóbulos, maior o potencial ornamental, sendo
que os acessos CNPH 980, CNPH 1205 e CNPH 1284 se destacaram para essa característica. CNPH 1284, com folhas no formato quase dividido, obteve a maior nota e foi considerado como o acesso com a estética mais harmoniosa, indicando grande potencial ornamental para o mercado consumidor, na opinião dos avaliadores. Os cinco acessos estudados apresentaram considerável potencial ornamental, podendo ser usados como forragem, complementos para arranjos florais ou como jardineiras.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rosa maria de Deus de Sousa, Universidade de Brasília

 

 

Downloads

Publicado

2018-12-06

Como Citar

DE SOUSA, R. maria de D., PEIXOTO, J.R., AMARO, G.B., VILELA, M.S., COSTA, A.P. e NÓBREGA, D. da S., 2018. Potencial ornamental de acessos de batata-doce. Bioscience Journal [online], vol. 34, no. 6, pp. 11–16. [Accessed22 novembro 2024]. DOI 10.14393/BJ-v34n6a2018-39985. Available from: https://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/39985.

Edição

Seção

Ciências Agrárias