Avaliação do efeito da temperature em óleos vegetais por analyses químicas e espectroscopia ultravioleta visível

Autores

  • Ana Paula Caixeta Araújo Universidade Federal de Uberlândia
  • Adamo Ferreira Gomes do Monte Universidade Federal de Uberlândia
  • Fabiana Regina Xavier Batista Universidade Federal de Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.14393/BJ-v34n6a2018-39934

Palavras-chave:

Soybean, Canola, Acid number, Peroxide value, Iodine number, Ultraviolet–visible spectroscopy

Resumo

Inúmeras metodologias podem ser utilizadas para caracterizar óleos vegetais, além de estimar modificações térmicas ocasionadas por altas temperaturas. Estas técnicas são usadas como ferramentas específicas para
determinar a composição e função de ingredientes em alimentos e em produtos finais processados. Em geral, óleos vegetais são extraídos de sementes como a colza ou soja, entre outros. No presente trabalho, óleos vegetais como canola e soja foram aquecidos a temperatura de 100 °C entre 1 e 28 horas e os produtos de degradação foram medidos para avaliar a estabilidade do óleo na temperatura. As determinações da acidez, índice de peróxido e índice de iodo por análises químicas foram realizadas para estimar a estabilidade e a oxidação térmica dos óleos. A espectroscopia ultravioleta visível foi uma estratégia também utilizada para melhor compreender este fenômeno, uma vez que esta técnica aumenta o desempenho nas quantificações e quando se objetiva o incremento na sensibilidade. Os resultados demonstraram a deterioração térmica dos óleos vegetais através do deslocamento batocrômico das amostras aquecidas e o aumento da absorção a 350 nm. Estes dados ressaltam as diferenças observadas no grau de insaturação dos óleos. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2018-12-06

Como Citar

ARAÚJO, A.P.C., DO MONTE, A.F.G. e BATISTA, F.R.X., 2018. Avaliação do efeito da temperature em óleos vegetais por analyses químicas e espectroscopia ultravioleta visível. Bioscience Journal [online], vol. 34, no. 6, pp. 28–36. [Accessed22 novembro 2024]. DOI 10.14393/BJ-v34n6a2018-39934. Available from: https://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/39934.

Edição

Seção

Ciências Agrárias