Produção de biomassa de trigo cultivada sob diferentes condições de alagamento do solo e impacto no vigor de sementes

Autores

  • Tiago Pedó Universidade Federal de Pelotas
  • Cristian Troyjack Universidade Federal de Pelotas
  • João Roberto Pimentel Universidade Federal de Pelotas
  • Felipe Koch Universidade Federal de Pelotas
  • Emanuela Garbin Martinazzo Universidade Federal do Rio Grande
  • Tiago Zanatta Aumonde Universidade Federal de Pelotas
  • Francisco Amaral Vilella Universidade Federal de Pelotas

DOI:

https://doi.org/10.14393/BJ-v34n6a2018-39926

Palavras-chave:

Triticum aestivum L., Abiotic stress, Growth, Hypoxia, Emergence speed index.

Resumo

O objetivo deste estudo é fornecer uma análise comparativa do crescimento e da expressão do vigor das sementes das plantas de trigo submetidas a períodos de alagamento do solo durante o ciclo de desenvolvimento. Os tratamentos consistiram em diferentes combinações de alagamento do solo: T1 = sem alagamento do solo; T2 = dois períodos de alagamento do solo, nos estágios Z25 e Z45; e T3 = três períodos de alagamento do solo, nos estádios Z25, Z45 e Z75. As plantas foram coletadas em intervalos regulares após a emergência até o final do ciclo: 14, 28, 42, 56, 70, 84, 98 e 112 dias após a emergência (DAE). Foi determinada a massa seca e a área foliar das amostras. A partir dos dados primários, foi aplicada a análise do crescimento, calculando-se a massa seca total, a taxa de produção de matéria seca, o crescimento relativo e a taxa de assimilatória líquida, área foliar, razão de área foliar, razão de massa foliar e área foliar específica. A emergência de plântulas, o índice de emergência das plântulas e a massa seca de parte aérea e raízes de
plântulas foram avaliados. As plantas de trigo cultivadas em condições de capacidade de campo demonstraram melhor desempenho em comparação com aqueles submetidos a três períodos de alagamento do solo, com maior massa seca total e taxa de assimilatória líquida. O índice de emergência e o índice de emergência de plântulas não diferiram entre os tratamentos. No entanto, o alagamento do solo durante dois ou três períodos resultou em uma redução na matéria seca de raízes e de parte aérea de plântulas de trigo. O crescimento das plantas de trigo foi afetado negativamente pelo alagamento do solo. A expressão do vigor das sementes de plantas não expostas ao alagamento do solo foi semelhante à das sementes de plantas submetidas ao alagamento do solo, embora o crescimento das plântulas tenha sido afetado negativamente pelas condições de inundação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2018-12-06

Como Citar

PEDÓ, T., TROYJACK, C., PIMENTEL, J.R., KOCH, F., MARTINAZZO, E.G., AUMONDE, T.Z. e VILELLA, F.A., 2018. Produção de biomassa de trigo cultivada sob diferentes condições de alagamento do solo e impacto no vigor de sementes. Bioscience Journal [online], vol. 34, no. 6, pp. 48–57. [Accessed6 outubro 2024]. DOI 10.14393/BJ-v34n6a2018-39926. Available from: https://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/39926.

Edição

Seção

Ciências Agrárias