Coproduto do feijão como fonte proteica em dietas para vacas leiteiras

Autores

  • Marinaldo Divino Ribeiro Universidade Federal de Goiás
  • Fernando de Paula Leonel Universidade Federal de São João Del Rei
  • Raphael Pavesi Araujo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins - Campus Colinas do Tocantins
  • Raphael dos Santos Gomes Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro
  • Leonardo Marmo Moreira Universidade Federal de São João Del Rei
  • Carlos Renato Viegas Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.14393/BJ-v34n1a2018-39844

Palavras-chave:

bean coproduct, digestibility, intake, milk production

Resumo

Objetivou-se com este estudo avaliar a suplementação de vacas leiteiras com diferentes fontes proteicas em relação ao consumo, digestibilidade, produção e composição química do leite. Para tanto, utilizou-se oito
vacas mestiças (Holandês x Gir), distribuídas em dois quadrados latinos (4x4) simultâneos. Os tratamentos utilizados foram: coproduto do feijão, farelo de soja, farelo de girassol e farelo de algodão. Foram testadas quatro estruturas de variância-covariância por meio do critério de Akaike corrigido para determinar o melhor ajuste aos dados, e posteriormente foram submetidas à análise de variância, sendo as médias dos tratamentos comparadas pelo teste de Tukey, a 5% de probabilidade. Apenas os consumos de proteína bruta e gordura bruta foram influenciados pelos tratamentos, já em relação a digestibilidade, independente do nutriente avaliado o farelo de soja foi o melhor tratamento ou esteve entre os melhores, comportamento este observado também para a produção de leite. Com isso, concluiu-se que dentre os suplementos utilizados o farelo de soja é a melhor fonte proteica, e o coproduto de feijão se destaca como uma fonte proteica de baixo custo, mas que deve substituir integralmente o farelo de soja, principalmente em categorias animais com alta exigência nutricional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2018-08-08

Como Citar

RIBEIRO, M.D., LEONEL, F. de P., ARAUJO, R.P., GOMES, R. dos S., MOREIRA, L.M. e VIEGAS, C.R., 2018. Coproduto do feijão como fonte proteica em dietas para vacas leiteiras. Bioscience Journal [online], vol. 34, no. 4, pp. 985–995. [Accessed22 novembro 2024]. DOI 10.14393/BJ-v34n1a2018-39844. Available from: https://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/39844.

Edição

Seção

Ciências Agrárias