Sentimentos de mães de lactentes com microcefalia: um estudo qualitativo

Autores

  • Cláudia Maria Sousa de Carvalho Universidade Federal do Piauí
  • Antônio Adeilson Mendes Pereira Centro Universitário UNINOVAFAPI
  • Geany Ferreira de Abreu Centro Universitário Uninovafapi
  • Lourena Joyce Matos Paz Centro Universitário UNINOVAFAPI
  • Lydia de Carvalho Pires Centro Universitário UNINOVAFAPI
  • Camila Aparecida Pinheiro Landim Almeida Centro Universitário UNINOVAFAPI
  • Fernanda Cláudia Miranda Amorim Centro Universitário UNINOVAFAPI
  • Magda Coeli Vitorino Sales Coêlho Centro Universitário UNINOVAFAPI
  • Adélia Dalva da Silva Oliveira Centro Universitário UNINOVAFAPI
  • Ana Raquel Batista de Carvalho Centro Universitário UNINOVAFAPI
  • Guilherme Guarino de Moura Sá Universidade Federal do Piauí

DOI:

https://doi.org/10.14393/BJ-v34n5a2018-39700

Palavras-chave:

Microcephaly, Feelings, Congenital anomaly, Nursing care

Resumo

Microcefalia é uma malformação congênita na qual o cérebro não se desenvolve adequadamente. Pode ser o resultado de uma série de fatores, desde a desnutrição da mãe, abuso de drogas, infecções durante a gravidez, dentre outros. No contexto familiar, o nascimento de uma criança com microcefalia pode produzir profundas mudanças e necessidades nas dimensões psicossocial e financeira da família. Com base neste contexto, o objetivo do estudo foi desvelar os sentimentos vivenciados por mães de lactentes com microcefalia. Para tanto, foi desenvolvido um estudo descritivo, exploratório, com abordagem qualitativa, realizado em uma maternidade de referência, localizada em uma grande cidade do Nordeste do Brasil, com 20 (vinte) mães. Para processar os dados coletados, foi utilizado o software IRaMuTeQ e os resultados foram analisados por meio da Classificação Hierárquica Descendente. Os resultados foram apresentados por meio de um dendograma em seis classes temáticas: Sentimentos de mães antes do diagnóstico de microcefalia; Sentimentos de mães no enfrentamento da microcefalia; Aceitação do diagnóstico de microcefalia e a importância do apoio familiar; Sentimentos de mães relacionados às limitações e a busca de cuidados para lactentes com microcefalia; Sentimentos de mães relacionados à rotina de mães de lactentes com microcefalia e Sensação relacionada à reação da mãe ao preconceito da sociedade. Concluiu-se que o
nascimento de uma criança com microcefalia é considerado um momento delicado e conflituoso para a vida das mães, por ser um evento novo e inesperado em suas vidas; além ocorrer a perda do bebê idealizado a ser substituído por um bebê que precisará de cuidados especializados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2018-10-11

Como Citar

CARVALHO, C.M.S. de, PEREIRA, A.A.M., ABREU, G.F. de, PAZ, L.J.M., PIRES, L. de C., ALMEIDA, C.A.P.L., AMORIM, F.C.M., COÊLHO, M.C.V.S., OLIVEIRA, A.D. da S., CARVALHO, A.R.B. de e SÁ, G.G. de M., 2018. Sentimentos de mães de lactentes com microcefalia: um estudo qualitativo. Bioscience Journal [online], vol. 34, no. 5, pp. 1422–1431. [Accessed31 agosto 2024]. DOI 10.14393/BJ-v34n5a2018-39700. Available from: https://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/39700.

Edição

Seção

Ciências da Saúde