Controle de Phytophthora palmivora em mamão na pós-colheita por Trichoderma asperellum, T. virens, T. harzianum E T. longibrachiatum

Autores

  • Thiago Alves Santos de Oliveira Universidade de Brasília
  • Luiz Eduardo Bassay Blum Universidade de Brasília
  • Elizabeth Amélia Alves Duarte Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
  • Edna Dora Martins Newman Luz Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira

DOI:

https://doi.org/10.14393/BJ-v34n6a2018-39548

Palavras-chave:

biocontrol, antagonism, bioprotectors, fruit pathology

Resumo

O mamão é uma fruta muito cultivada e consumida nas regiões tropicais e subtropicais do mundo e apresenta diversos problemas fitossanitários. Sendo assim, estudos de doenças pós-colheita com biocontroladores viabilizam a diminuição de impactos causados pelo uso de fungicidas. A podridão-dos-frutos (Phytophthora palmivora) é uma importante doença pós-colheita em mamão no Brasil. Neste contexto, o controle biológico desta doença na póscolheita com Trichoderma é uma alternativa viável ao uso de fungicidas e foi aplicado neste estudo para avaliar a eficácia de Trichoderma spp. para o biocontrole de P. palmivora em mamão na pós-colheita. Foram utilizados quatro potenciais antagonistas: T. asperellum (SF04), T. virens (255C1), T. harzianum (THP) e T. longibrachiatum (4088). E as frutas foram submetidas aos seguintes tratamentos: Inoculação de P. palmivora e 1 hora depois inoculação do Trichoderma spp.; Inoculação de P. palmivora e 24 horas depois inoculação do Trichoderma spp.; Inoculação de Trichoderma spp. e 1 hora depois inoculação do P. palmivora e; Inoculação de Trichoderma spp. e 24 horas depois inoculação do P. palmivora. Todos os isolados de Trichoderma reduziram significativamente tanto na incidência como na severidade da doença. O isolado 4088 (T. longibrachiatum) foi o melhor no controle da podridão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2018-12-14

Como Citar

OLIVEIRA, T.A.S. de, BLUM, L.E.B., DUARTE, E.A.A. e LUZ, E.D.M.N., 2018. Controle de Phytophthora palmivora em mamão na pós-colheita por Trichoderma asperellum, T. virens, T. harzianum E T. longibrachiatum. Bioscience Journal [online], vol. 34, no. 6, pp. 1513–1521. [Accessed24 novembro 2024]. DOI 10.14393/BJ-v34n6a2018-39548. Available from: https://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/39548.

Edição

Seção

Ciências Agrárias