Acúmulo de sódio e metais pesados no solo cultivado com Corymbia citriodora após a aplicação de água residuária de suinocultura

Autores

  • Rafaella Ferreira Batista Bernardes Universidade Federal de Uberlândia
  • Regina Maria Quintão Lana Universidade Federal de Uberlândia
  • Laura Rayane Rodrigues Oliveira Universidade Federal de Uberlândia
  • Renato Aurélio Severino de Menezes Freitas Universidade Federal de Uberlândia
  • Reginaldo de Camargo Universidade Federal de Uberlândia
  • Danyela Cristina Marques Pires Universidade Federal de Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.14393/BJ-v36n3a2020-39509

Palavras-chave:

Dejetos de suínos, Fertirrigação, Metais pesados, Salinização do solo, Sistema silvipastoril

Resumo

RESUMO: O confinamento de suínos destaca-se como grande gerador de águas residuárias de suinocultura (ARS). O destino final de resíduos gerados é atualmente uma preocupação da sociedade, uma vez que, se manejados de forma inadequada, podem provocar sérios impactos ao meio ambiente. Uma das alternativas é o uso da ARS como fonte de nutrientes, que após a mineralização da matéria orgânica, são disponibilizados para as plantas. O objetivo do trabalho foi comparar os atributos químicos do solo sob dois arranjos de plantio, em linhas simples e duplas de Corymbia citriodora. Foram implantados dois experimentos na fazenda Bonsucesso, em Uberlândia-MG, sendo o primeiro com C. citriodora em linhas simples, com cinco plantas por parcela, com espaçamento de dois metros entre plantas e 15 metros entre linhas. O segundo experimento foi com C. citriodora em linhas duplas, com dois metros entre plantas na linha, três metros entre linhas na parcela e 15 metros entre as linhas duplas de C. citriodora. O delineamento estatístico foi em blocos ao acaso. Os tratamentos utilizados foram cinco doses de ARS (0; 200; 400; 600 e 800 m³ ha-1) com cinco repetições. A aplicação das doses de ARS foram parceladas na estação da seca, nos meses de junho, julho e agosto. Foram avaliadas as características químicas do solo, na camada de 0-20 cm de profundidade. O plantio realizado em linhas duplas de C. citriodora proporcionou maiores teores de nutrientes no solo. A aplicação de água residuária de suinocultura elevou os teores de potássio e de metais pesados como o cobre e o zinco. A dose de 200 m3 ha-1 proporcionou teores adequados para maioria dos nutrientes presentes no solo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2020-04-13

Como Citar

BERNARDES, R.F.B., LANA, R.M.Q., OLIVEIRA, L.R.R., FREITAS, R.A.S. de M., CAMARGO, R. de . e PIRES, D.C.M.., 2020. Acúmulo de sódio e metais pesados no solo cultivado com Corymbia citriodora após a aplicação de água residuária de suinocultura. Bioscience Journal [online], vol. 36, no. 3, pp. 992–1002. [Accessed23 novembro 2024]. DOI 10.14393/BJ-v36n3a2020-39509. Available from: https://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/39509.

Edição

Seção

Ciências Agrárias