Conhecimento sobre saúde bucal entre pré-escolares e seus cuidadores que receberam e que não receberam promoção de saúde

Autores

  • Paula Caetano Araújo Universidade Federal de Uberlândia
  • Mario Vianna Vettore University of Sheffield
  • Sarah R Baker University of Sheffield
  • Cléa Adas Saliba Garbín Universidade Estadual Paulista
  • Suzely Adas Saliba Moimaz Universidade Estadual Paulista
  • Renato Moreira Arcieri Universidade Estadual Paulista

DOI:

https://doi.org/10.14393/BJ-v34n2a2018-39508

Palavras-chave:

Health Promotion, Oral Health, Child, Preschool

Resumo

Introdução. Poucos estudos avaliaram os programas de promoção em saúde bucal (PSB) em préescolas. Objetivo. Essa pesquisa objetivou avaliar se houve diferenças no conhecimento de saúde bucal entre pré-escolares e seus cuidadores que receberam e que não receberam o programa de PSB no ambiente escolar. Métodos. Este estudo observacional retrospectivo envolveu pré-escolares, de 5 a 6 anos, e 169 cuidadores, pertencentes a 10 Escolas Municipais de Educação Básica. Os pré-escolares pertencentes ao grupo do programa de PSB (n = 93) receberam informações e atividades recreativas relacionadas à saúde bucal, enquanto que, no grupo controle (n = 90), nenhuma atividade de promoção em saúde foi fornecida. As informações sobre idade, sexo, idade dos cuidadores, grau de parentesco, escolaridade, renda familiar foram coletadas através de questionário. O conhecimento sobre saúde bucal das crianças e cuidadores foram colhidos por meio de entrevistas estruturadas. As variáveis independentes foram comparadas entre grupos através do teste-T, Qui-quadrado e Mann-Whitney. Foi utilizado o modelo multivariado de regressão de Poisson com a finalidade de identificar a associação da aplicação do programa de PSB com o conhecimento de saúde bucal dos pré-escolares e seus cuidadores. Resultados. O conhecimento em saúde bucal das crianças foi significativamente maior no grupo que recebeu as atividades do programa. O conhecimento em saúde bucal dos cuidadores não diferiu entre os grupos intervenção e controle. Conclusões. As crianças que pertenciam às escolas que receberam o programa de PSB possuíam maior conhecimento em saúde bucal do que aquelas alocadas em escolas sem as atividades do programa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2018-03-26

Como Citar

CAETANO ARAÚJO, P., VIANNA VETTORE, M., R BAKER, S., ADAS SALIBA GARBÍN, C., ADAS SALIBA MOIMAZ, S. e MOREIRA ARCIERI, R., 2018. Conhecimento sobre saúde bucal entre pré-escolares e seus cuidadores que receberam e que não receberam promoção de saúde. Bioscience Journal [online], vol. 34, no. 2, pp. 514–524. [Accessed22 novembro 2024]. DOI 10.14393/BJ-v34n2a2018-39508. Available from: https://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/39508.

Edição

Seção

Ciências da Saúde