Desenvolvimento inicial e dimensionamento amostral em clones de seringueira

Autores

  • Victor Hugo Santi de Oliveira Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Gileno Brito de Azevedo Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Larissa Pereira Ribeiro Universidade Federal de Viçosa
  • Glauce Tais de Oliveira Souza Azevedo Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Cassiano Garcia Roque Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Tays Silva Batista Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Paulo Eduardo Teodoro Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

DOI:

https://doi.org/10.14393/BJ-v34n5a2018-39503

Palavras-chave:

Hevea brasiliensis, forestry, adaptation of clones

Resumo

O sucesso atual do cultivo de seringueira está relacionado ao uso de clones adaptados a diferentes regiões edafoclimáticas. Portanto, é importante avaliar as variáveis que estão correlacionadas com o rendimento. No
entanto, um problema comum é escolher as dimensões da área onde essas variáveis serão medidas. Este trabalho foi conduzido com objetivo de avaliar o desenvolvimento inicial de dois clones de seringueira e determinar o tamanho da amostra ideal para caracterizar a circunferência do tronco, altura da árvore e espessura da casca. As variáveis circunferência na altura do peito (CBH), altura total (Ht) e espessura da casca (BT) foram medidas em sete parcelas de 680,4 m² e foi estabelecido o tamanho da parcela para amostrar satisfatoriamente cada uma das variáveis medidas em cada clone, 52 meses após o plantio. Aos 52 meses, o clone RRIM 937 apresentou melhor desenvolvimento do que RRIM600 em relação às variáveis analisadas. O tamanho ideal da unidade de amostra é diferente para as variáveis na seguinte ordem: circunferência do tronco > altura total > espessura da casca. A medida de parcelas com 15 árvores é adequada para representar a variabilidade das variáveis analisadas, considerando o erro aceitável de 10%.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2018-10-11

Como Citar

DE OLIVEIRA, V.H.S., DE AZEVEDO, G.B., RIBEIRO, L.P., AZEVEDO, G.T. de O.S., ROQUE, C.G., BATISTA, T.S. e TEODORO, P.E., 2018. Desenvolvimento inicial e dimensionamento amostral em clones de seringueira. Bioscience Journal [online], vol. 34, no. 5, pp. 1225–1231. [Accessed23 novembro 2024]. DOI 10.14393/BJ-v34n5a2018-39503. Available from: https://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/39503.

Edição

Seção

Ciências Agrárias