Variabilidade espaço-temporal da bacia hidrográfica do rio Roncador na mudança do uso e cobertura do solo e sua correlação com variáveis climáticas

Autores

  • Raquel de Oliveira Santos Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
  • Rafael Coll Delgado Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
  • Marcos Gervasio Pereira Universidade Federal do Acre
  • Leonardo Paula de Souza Universidade Federal do Mato Grosso do Sul
  • Paulo Eduardo Teodoro Universidade do Estado do Mato Grosso
  • Carlos Antonio da Silva Junior Universidade do Estado do Mato Grosso
  • Giovani Glaucio de Oliveira Costa Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.14393/BJ-v35n4a2019-39486

Palavras-chave:

landscape change, water availability, environmental disasters, image processing.

Resumo

O objetivo deste estudo foi de analisar espaço-temporalmente a dinâmica do uso e ocupação do solo da bacia hidrográfica do Rio Roncador, localizada no município de Magé no Estado do Rio de Janeiro, entre os anos de 1985 a 2010. As cenas foram classificadas por dois métodos (parcialmente não-supervisionada – K-Means e supervisionada – Máxima Verossimilhança), para ambos foram utilizados os produtos abordo da plataforma orbital LANDSAT 5 do sensor Thematic Mapper, para as imagens de uma série-temporal de 25 anos (1985 a 2000). Para a aferição como verdade de campo utilizou-se se o aplicativo computacional Google Earth, no qual foram coletadas nove classes (área urbana, área agrícola, pastagem, solo exposto, floresta nativa, vegetação secundária, manguezal, campo de altitude e água). Foi feita uma regressão linear múltipla, correlacionando o Índice de Vegetação da Diferença Normalizada - NDVI médio (variável dependente) com as variáveis climáticas independentes (radiação solar global - MJm-2dia-1, temperatura média do ar - °C, umidade relativa do ar - %, evapotranspiração – mm d-1, e chuva - mm). Segundo a classificação geral pelo parâmetro Kappa das imagens para os anos de 2005 e 2010 estas foram identificadas como muito bom (68% e 74%). Estes resultados comprovam que a Bacia Hidrográfica do Rio Roncador está passando por transformação em sua paisagem, com redução média de (-49%) das áreas de vegetação nativa por aumento de áreas como urbana (25%) e agricultura (31%). A análise estatística evidenciou que a variável climática chuva e temperatura do ar foram às únicas que apresentaram sigma significativo (0.04) e (0.02), a regressão múltipla com R2 de 0.47, que significa que 47% das variações do “índice de vegetação” são explicados pelas variáveis ambientais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2019-08-08

Como Citar

SANTOS, R. de O., DELGADO, R.C., PEREIRA, M.G., SOUZA, L.P. de ., TEODORO, P.E., SILVA JUNIOR, C.A. da e COSTA, G.G. de O.., 2019. Variabilidade espaço-temporal da bacia hidrográfica do rio Roncador na mudança do uso e cobertura do solo e sua correlação com variáveis climáticas. Bioscience Journal [online], vol. 35, no. 4, pp. 1033–1042. [Accessed23 novembro 2024]. DOI 10.14393/BJ-v35n4a2019-39486. Available from: https://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/39486.

Edição

Seção

Ciências Agrárias