Variações da temperatura e qualidade sanitária de feno de capim Tifton 85 e Vaquero grass sob diferentes condições de armazenamento

Autores

  • Marilda Schmoeller Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Marcela Abbado Neres Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Sandra Mara Ströher Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Newton Tavares Escocard de Olivieria Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Caroline Daiane Nath Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Kácia Carine Scheidt Universidade Estadual de Maringá

DOI:

https://doi.org/10.14393/BJ-v35n4a2019-39452

Palavras-chave:

fungi, mycotoxins, roughage

Resumo

Este estudo teve como objetivo avaliar as variações na temperatura e no teor de matéria seca do feno de capim Tifton 85 e Vaquero armazenados em diferentes condições ambientais. As populações de fungos e micotoxinas na área de produção de feno também foram avaliadas. Cinquenta amostras (30 fardos de feno, dez amostras de matéria orgânica [OM] e dez amostras de gramíneas [G] antes do enfardamento) foram utilizadas em delineamento inteiramente casualizado e esquema fatorial com dez tratamentos (uma combinação de duas classes de G: Tifton 85 e capim Vaquero) e três sistemas de armazenamento: galpão coberto sem paredes laterais, feno coberto com uma lona transparente; ambiente aberto e o feno  coberto com uma lona dupla face; e galpão fechado ventilado. Quatro tratamentos adicionais, cinco repetições e uma amostra por unidade experimental completaram o desenho experimental. O ambiente influenciou a temperatura dos fardos de Tifton 85 e de capim vaquero, e o teor de matéria seca dos fardos durante o período avaliado foi acima do limite recomendado (800 g kg-1). O gênero Penicillium ocorreu com maior freqüência no capim Vaquero armazenado sob uma lona de dupla face (6,13 log CFU g-1). No tratamento adicional, a MO depositada no solo da área de produção de capim Vaquero apresentou maior ocorrência do fungo Fusarium (4,66 log CFU g-1) e da micotoxina zearalenona (ZEA; 594,2 μg kg-1). O feno armazenado no galpão e coberto com  lona transparente apresentou maiores teores de aflatoxina (AFLA) e desoxinivalenol (DON). A concentração de micotoxinas variou entre os ambientes de armazenamento e entre as espécies armazenadas; no entanto, a contaminação do feno pode se dar pela incorporação de MO com micotoxinas presentes no campo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2019-08-08

Como Citar

SCHMOELLER, M., NERES, M.A., STRÖHER, S.M., ESCOCARD DE OLIVIERIA, N.T., NATH, C.D. e SCHEIDT, K.C., 2019. Variações da temperatura e qualidade sanitária de feno de capim Tifton 85 e Vaquero grass sob diferentes condições de armazenamento. Bioscience Journal [online], vol. 35, no. 4, pp. 1161–1172. [Accessed24 novembro 2024]. DOI 10.14393/BJ-v35n4a2019-39452. Available from: https://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/39452.

Edição

Seção

Ciências Agrárias