Superação de dormência em sementes de Passiflora cincinnata Mast. armazenadas e recém-colhidas

Autores

  • Regiana dos Santos Moura Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
  • Mauricio Antônio Coelho Filho Embrapa mandioca e fruticultura, Cruz das Almas
  • Hans Raj Gheyi Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
  • Onildo Nunes de Jesus Embrapa mandioca e fruticultura, Cruz das Almas
  • Lucas Kennedy Silva Lima Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
  • Tatiana Goes Junghans Embrapa mandioca e fruticultura, Cruz das Almas

DOI:

https://doi.org/10.14393/BJ-v34n5a2018-39451

Palavras-chave:

Conservation, passion fruit, GA4 7 N-(phenyl methyl)-aminopurine, Germination

Resumo

O tratamento de sementes com reguladores de crescimento pode superar a dormência das sementes, aumentar o vigor e o desenvolvimento das mudas. O objetivo desta pesquisa foi avaliar o efeito de diferentes
concentrações de GA4 + 7 + N- (fenilmetil) -aminopurina na quebra de dormência de sementes de Passiflora cincinnata recentemente colhidas e armazenadas por seis anos. O estudo foi conduzido em uma estufa na Embrapa Mandioca e Fruticultura, em delineamento inteiramente casualizado, em esquema fatorial 2 x 4, com os seguintes fatores: ano de colheita de sementes (2010 e 2016) e promotor de emergência GA4 + 7 + N - (fenilmetil) - aminopurina em quatro concentrações (0%; 0,03%; 0,45% e 0,90%), com 4 repetições de 25 sementes. Foram avaliados a porcentagem de emergência, a primeira contagem, o índice de velocidade de emergência, o número de folhas, o comprimento da raiz, o diâmetro do caule, a matéria seca da parte aérea, das raízes, total e a relação raiz/parte aérea. O GA4 + 7 + N - (fenilmetil) - aminopurina é recomendado para superar a dormência de Passiflora cincinnata em sementes recentemente colhidas (2016) e aumenta a emergência de sementes armazenadas por seis anos em câmara fria. A concentração do promotor de
emergência de 0,03% pode ser usada para superar a dormência em sementes recentemente colhidas e potencializa o vigor das sementes armazenadas durante seis anos. As sementes de Passiflora cincinnata permanecem fisiologicamente viáveis por seis anos e seu vigor é potencializado pelo uso de GA4 + 7 + N - (fenilmetil) - aminopurina.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Regiana dos Santos Moura, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Possui graduação em Agronomia e Mestrado em Agronomia - Solos e Nutrição de Plantas, ambos pela Universidade Federal do Piaui-CPCE-UFPI. Doutoranda em Engenharia Agrícola. Revisora de Periódico Nacional (Revista Caatinga). Tem experiência na área de produção de mudas de hortaliças, fertigação e nutrição de plantas. Atuou como professora no Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego no Colégio Agrícola de Bom Jesus-PI CTBJ. Atualmente è doutoranda na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB, no programa de Pós graduação em Engenharia Agrícola, desenvolvendo projeto intitulado "Efeito da salinidade em diferentes tipos de mudas de maracujazeiro".

Downloads

Publicado

2018-10-11

Como Citar

DOS SANTOS MOURA, R., COELHO FILHO, M.A., GHEYI, H.R., DE JESUS, O.N., SILVA LIMA, L.K. e JUNGHANS, T.G., 2018. Superação de dormência em sementes de Passiflora cincinnata Mast. armazenadas e recém-colhidas. Bioscience Journal [online], vol. 34, no. 5, pp. 1158–1166. [Accessed23 novembro 2024]. DOI 10.14393/BJ-v34n5a2018-39451. Available from: https://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/39451.

Edição

Seção

Ciências Agrárias