Uso do peróxido de hidrogênio a 35% no clareamento dental em diferentes tempos clínicos: por quanto tempo perdura a sensibilidade e em quais momentos ela é mais exacerbada?
DOI:
https://doi.org/10.14393/BJ-v34n2a2018-39441Palavras-chave:
Dental Bleaching, Tooth sensitivity, PigmentationResumo
cor dos dentes é uma das características que define um sorriso como atrativo e o clareamento dental uma opção oferecida pela odontologia para alcançar esse fim. Porém, essa terapia quase sempre vem acompanhada de um incomôdo; a sensibilidade dentinária. O próposito deste estudo foi analisar dois materiais a base de peróxido de hidrogênio a 35% usados em diferentes tempos clínicos avaliando, além da eficácia da cor, a sensibilidade dental, por quanto tempo perdura e em quais momentos é mais exacerbada. Selecionamos 25 voluntários, a arcada superior de cada um passou por uma divisão a partir da linha mediana, formando o grupo direito (GD) composto pela hemi-arcada superior direita (dente 11-15) e o grupo esquerdo (GE) composto pela hemi-arcada superior esquerda (dente 21-25). A arcada inferior formou o grupo controle (GC). O GD recebeu peróxido de hidrogênio a 35% - Whiteness HP® - FGM Produtos odontológicos, Joinville, SC, Brasil em três sessões de 45 minutos cada ( Material 1) e o GE recebeu peróxido de hidrogênio a 35% - Pola Office® - SDI Limited, Bayswater, VIC, Austrália em três sessões de 24 minutos cada ( Material 2) com intervalo de uma semana entre as sessões. A cor foi avaliada visualmente com a escala Vitapan Classical (Vita Zahnfabrick, BadSackingen, BW, Alemanha) ao iniciar e finalizar cada sessão e 12 dias após a última sessão. Não houve diferença estatística significante (p<0,05) em relação ao potencial clareador e nem em relação a intensidade da sensibilidade quando comparados os dois materiais utilizados, exceto na segunda (T=0h) (P=0.047) e terceira sessão (T=12h) (P=0.033) onde o Material 2 demonstrou menor sensibilidade comparado ao Material 1. Quanto à duração da sensibilidade, esta foi diminuindo gradativamente ao longo do tempo, não excedendo 48 horas (P=1.000). Não houve diferença entre os produtos no que diz respeito ao poder de clareamento e o peróxido de hidrogênio utilizado em menor tempo gerou menos sensibilidade dentária.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Elizandra Silva Penha, Evalena Lima Cabral, Tamara Silva da Gama, Cicera Alane de Oliveira, Ana Karina Almeida Rolim, Rogério Lacerda-Santos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.