Qualidade de vida relacionada ao trabalho de profissionais de enfermagem no centro de material de esterilização

Autores

  • Juliana Cadima Fernandes Nazareth Universidade Federal de Uberlândia - UFU
  • Omar Pereira de Almeida Neto Universidade Federal de Goiás - Regional Jataí
  • Mônica Rodrigues da Silva Universidade Federal de Uberlândia - UFU
  • Leiner Resende Rodrigues Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM
  • Leila Aparecida Kauchakje Pedrosa Universidade Federal do Triângulo Mineiro

DOI:

https://doi.org/10.14393/BJ-v34n1a2018-38940

Palavras-chave:

Worker satisfaction, Nurses, Questionnaires, Health at work

Resumo

A qualidade de vida no trabalho (QVT) possui íntima relação com as atividades laborais realizadas pelo trabalhador, impactando a saúde física e mental, vida social, o comportamento e o desempenho do mesmo.
Correlacionar escores de QVT com variáveis sociodemográficas de profissionais de Enfermagem do setor de central de material e Esterilização (CME) de um Hospital Universitário de Minas Gerais. Estudo transversal, de caráter quantitativo, descritivo e analítico. Por meio de entrevistas foram aplicados: Questionário sociodemográfico (LINO, 1999); e Escala de Qualidade de Vida no Trabalho (TIMOSSI, 2009). Os dados foram analisados através do Programa Statistical Package for the Social Science (SPSS), versão 21.0, para análises exploratórias. Utilizou-se o coeficiente α de Cronbach para testar a confiabilidade do instrumento QVT e o teste de Correlação de Spearman para correlação entre os escores de QVT e variáveis quantitativas sociodemográficas. Participaram do estudo 37 funcionários. O instrumento de QVT demonstrou que mais de 50% dos funcionários estavam satisfeitos. O domínio de "Integração social" obteve um resultado de 70,15%. O domínio "Uso das capacidades" que obteve a maior média em relação ao nível de satisfação, 72,76%. O domínio "Oportunidades" obteve a menor média apresentada 61,10%. Os valores de α >0,70 indicaram boa confiabilidade do instrumento para a amostra. A renda correlacionou-se de forma significante (p<0,05), moderada e positiva (r=0,356) com o domínio “Compensação justa e adequada” e moderada e negativa (r=-0,402) com o “Trabalho e Vida”. Os resultados demonstram que variáveis como remuneração e compensação justa e adequada estabelece relação direta com constructos psicométricos subjetivos dos trabalhadores, tais como qualidade de vida, convício social, satisfação e motivação do profissional. Estes resultados podem alicerçar ferramentas de gestão do trabalho em instituições de saúde.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Juliana Cadima Fernandes Nazareth, Universidade Federal de Uberlândia - UFU

Enfermeira. Universidade Federal de Uberlândia - UFU

Omar Pereira de Almeida Neto, Universidade Federal de Goiás - Regional Jataí

Enfermeiro. Doutorando em Atenção à Saúde. Docente na Unidade Acadêmica Especial de Ciências da Saúde - UFG / Jataí

Mônica Rodrigues da Silva, Universidade Federal de Uberlândia - UFU

Enfermeira. Doutoranda em Atenção à Saúde. Docente na Universidade Federal de Uberlândia - UFU

Leiner Resende Rodrigues, Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM

Enfermeira. Doutora em Psiquiatria - Universidade de São Paulo. Docente na Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM

Leila Aparecida Kauchakje Pedrosa, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Enfemeira. Doutora em Enfermagem. Docente na Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Downloads

Publicado

2018-08-08

Como Citar

NAZARETH, J.C.F., DE ALMEIDA NETO, O.P., DA SILVA, M.R., RODRIGUES, L.R. e PEDROSA, L.A.K., 2018. Qualidade de vida relacionada ao trabalho de profissionais de enfermagem no centro de material de esterilização. Bioscience Journal [online], vol. 34, no. 4, pp. 1083–1092. [Accessed8 novembro 2024]. DOI 10.14393/BJ-v34n1a2018-38940. Available from: https://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/38940.

Edição

Seção

Ciências da Saúde