Qualidade de vida relacionada ao trabalho de profissionais de enfermagem no centro de material de esterilização
DOI:
https://doi.org/10.14393/BJ-v34n1a2018-38940Palavras-chave:
Worker satisfaction, Nurses, Questionnaires, Health at workResumo
A qualidade de vida no trabalho (QVT) possui íntima relação com as atividades laborais realizadas pelo trabalhador, impactando a saúde física e mental, vida social, o comportamento e o desempenho do mesmo.
Correlacionar escores de QVT com variáveis sociodemográficas de profissionais de Enfermagem do setor de central de material e Esterilização (CME) de um Hospital Universitário de Minas Gerais. Estudo transversal, de caráter quantitativo, descritivo e analítico. Por meio de entrevistas foram aplicados: Questionário sociodemográfico (LINO, 1999); e Escala de Qualidade de Vida no Trabalho (TIMOSSI, 2009). Os dados foram analisados através do Programa Statistical Package for the Social Science (SPSS), versão 21.0, para análises exploratórias. Utilizou-se o coeficiente α de Cronbach para testar a confiabilidade do instrumento QVT e o teste de Correlação de Spearman para correlação entre os escores de QVT e variáveis quantitativas sociodemográficas. Participaram do estudo 37 funcionários. O instrumento de QVT demonstrou que mais de 50% dos funcionários estavam satisfeitos. O domínio de "Integração social" obteve um resultado de 70,15%. O domínio "Uso das capacidades" que obteve a maior média em relação ao nível de satisfação, 72,76%. O domínio "Oportunidades" obteve a menor média apresentada 61,10%. Os valores de α >0,70 indicaram boa confiabilidade do instrumento para a amostra. A renda correlacionou-se de forma significante (p<0,05), moderada e positiva (r=0,356) com o domínio “Compensação justa e adequada” e moderada e negativa (r=-0,402) com o “Trabalho e Vida”. Os resultados demonstram que variáveis como remuneração e compensação justa e adequada estabelece relação direta com constructos psicométricos subjetivos dos trabalhadores, tais como qualidade de vida, convício social, satisfação e motivação do profissional. Estes resultados podem alicerçar ferramentas de gestão do trabalho em instituições de saúde.
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