Aplicação da cultura de tecidos vegetais em batata

Autores

  • Tâmara Prado de Morais UFU
  • Simone Abreu Asmar Universidade Federal de Uberlândia
  • Herick Fernando de Jesus Silva Universidade Federal de Uberlândia
  • José Magno Queiroz Luz Universidade Federal de Uberlândia
  • Berildo de Melo Universidade Federal de Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.14393/BJ-v34n1a2018-38775

Palavras-chave:

Solanum tuberosum L., In vitro cultivation, Seed potato, Pathogen elimination

Resumo

A batata é a cultura não-cereal mais importante do mundo e, portanto, uma das principais fontes de alimento para a humanidade. Sua multiplicação convencional é assexuada utilizando o próprio tubérculo, o que permite o acúmulo e a difusão de patógenos para novas áreas de cultivo, comprometendo a produtividade desta solanácea e ameaçando a manutenção de genótipos de interesse comercial ou para fins de melhoramento. Devido à inviabilidade de utilização das sementes botânicas, a conservação e o intercâmbio de germoplasma dessa espécie por meio de métodos convencionais torna-se inviável. Em todas as regiões produtoras de batata, a demanda por tubérculos de alta qualidade tem sido primordial para garantir a produção das lavouras. Dessa forma, técnicas biotecnológicas baseadas na cultura de tecidos são de suma importância. A cultura de tecidos vegetais oferece métodos alternativos de propagação através das
técnicas in vitro que proporcionam a produção e multiplicação de material com alta sanidade. Dessa maneira, esta revisão visa sumarizar o histórico e panorama atual das aplicações da cultura de tecidos em batata. Além da multiplicação clonal, essa ferramenta biotecnológica fornece material inicial indexado para programas de melhoramento e de produção certificada de batata-semente e facilita o intercâmbio e a conservação de germoplasma. Por tudo isso, o emprego destas técnicas na cadeia produtiva da batata proporciona benefícios diretos aos produtores, uma vez que fornece material propagativo com elevada qualidade genética e fitossanitária.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2018-08-08

Como Citar

MORAIS, T.P. de, ASMAR, S.A., SILVA, H.F. de J., LUZ, J.M.Q. e MELO, B. de, 2018. Aplicação da cultura de tecidos vegetais em batata. Bioscience Journal [online], vol. 34, no. 4, pp. 952–969. [Accessed22 novembro 2024]. DOI 10.14393/BJ-v34n1a2018-38775. Available from: https://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/38775.

Edição

Seção

Ciências Agrárias