Estudo transversal sobre o conhecimento da transmissão viral e as atitudes em relação aos cuidados com as escovas dentárias entre pacientes infectados com o HCV

Autores

  • Cléa Adas Saliba Garbin Universidade Estadual Paulista
  • Neila Paula de Souza Universidade Estadual Paulista
  • Suzely Adas Saliba Moimaz Universidade Estadual Paulista
  • Artênio José Ísper Garbin Universidade Estadual Paulista
  • Livia Melo Villar Universidade Estadual Paulista

DOI:

https://doi.org/10.14393/BJ-v33n5a2017-37715

Palavras-chave:

Transmission, Hepatitis C virus, Knowledge, saliva, Toothbrushing

Resumo

O vírus da hepatite C (HCV) é transmitido principalmente por via parenteral, entretanto, estudos têm apontado o potencial de transmissão do HCV por vias não parentais, tal como por meio do compartilhamento de objetos contaminados, como as escovas dentárias. O objetivo deste estudo foi investigar o conhecimento sobre a transmissão viral e as atitudes em relação aos cuidados com as escovas dentárias entre indivíduos infectados com HCV. Trata-se de um estudo transversal realizado com 112 indivíduos, em Uberlândia, Minas Gerais (região sudeste do Brasil). Os dados foram coletados através de um inquérito contendo questões sobre os dados demográficos e outras questões (respostas corretas receberam um ponto, respostas incorretas e incertas receberam zero ponto) sobre o conhecimento da transmissão do HCV (6 itens no total; pontuações inferiores a 4 indicaram um nível de conhecimento pobre e pontuações
igual ou superior a 4 indicaram um bom nível de conhecimento); atitudes em relação ao cuidado com as escovas dentárias (7 itens; pontuações de 0 a 3 indicaram atitudes inadequadas e superiores a 3 indicaram atitudes adequadas). A análise estatística incluiu os testes: Qui-quadrado, exato de Fisher e estimação de máxima verossimilhança (p <0,05 foi considerado significativo). Dos 112 questionários distribuídos, 85 foram incluídos (taxa de resposta: 75,9%). A maioria dos indivíduos era do sexo masculino (60%), com idade acima de 51 anos (51,7%), havia concluído apenas a pré-escola (35,1%) e tinha renda de US$ 525,2 por mês (49,4%). Entre os pacientes, 54% apresentaram um bom nível de conhecimento sobre a transmissão do HCV; 43,5% não acreditavam na transmissão do vírus por meio das escovas dentárias e 80% não acreditaram na transmissão do HCV pela saliva. Verificou-se associação significativa entre o nível de conhecimento sobre o HCV e: idade (p = 0,020); nível de escolaridade (p = 0,000). Quarenta e cinco indivíduos (64,70%) apresentaram atitudes adequadas em relação aos cuidados com escovas dentárias. Foram observadas associações significativas entre o nível de cuidado em relação às escovas e: idade (p = 0,005); nível de escolaridade (p= 0,000); renda familiar (p = 0,038). Os indivíduos infectados pelo HCV mostraram um bom nível de conhecimento sobre os principais aspectos da infecção pelo vírus e atitudes adequadas em relação aos cuidados com as escovas dentárias.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Neila Paula de Souza, Universidade Estadual Paulista

Possui graduação em Odontologia pela Universidade Federal de Uberlândia - UFU. Atualmente é doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Odontologia Preventiva e Social pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - Campus Araçatuba. Tem experiência na área de Odontologia, atuando principalmente nos seguintes temas: hepatites virais, epidemiologia, saúde coletiva, saúde bucal, qualidade de vida, educação em saúde e fluoretos.

Downloads

Publicado

2017-09-21

Como Citar

GARBIN, C.A.S., SOUZA, N.P. de, MOIMAZ, S.A.S., GARBIN, A.J. Ísper e VILLAR, L.M., 2017. Estudo transversal sobre o conhecimento da transmissão viral e as atitudes em relação aos cuidados com as escovas dentárias entre pacientes infectados com o HCV . Bioscience Journal [online], vol. 33, no. 5, pp. 1381–1388. [Accessed22 novembro 2024]. DOI 10.14393/BJ-v33n5a2017-37715. Available from: https://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/37715.

Edição

Seção

Ciências da Saúde