Investigação sobre a captação e acúmulo de chumbo e zinco por Stipa hohenackeriana Trin. & Rupr. em experimentos de campo e em vaso

Autores

  • Mehdi Moameri University of Mohaghegh Ardabili, Ardabil, Iran
  • Mohammad Jafari University of Tehran, Karaj, Iran
  • Ali - Tavili University of Tehran
  • Babak Motasharezadeh University of Tehran, Karaj Iran
  • Mohammad Ali Zare Chahouki University of Tehran, Karaj, Iran
  • Fernando Madrid Diaz Técnico Superior Especializado de los OPIs, IRNAS-CSIC, Spain

DOI:

https://doi.org/10.14393/BJ-v34n1a2018-37238

Palavras-chave:

MSWC, NS, heavy metal, phytoremediation

Resumo

Este estudo foi conduzido para avaliar a absorção, mobilidade e acumulação de Pb e Zn em Stipa hohenackeriana em experiências usando solo de campo em vaso e em campo. Além disso, os efeitos do Composto Municipal de Resíduos Sólidos (MSWC) (0, 1 e 2%) e de nanopartículas de sílica (NS) (0, 250 e 500 mg/kg) na biomassa de Stipa, na disponibilidade de Pb e Zn no solo, e na absorção e acúmulo de Pb e Zn foram estudados usando experiências em vaso. Amostras de solo, raiz e brotos de Stipa foram coletadas do campo e da estufa e, após a secagem, a extração de  Pb e Zn foi feita por digestão ácida. O Fator de Bioconcentração (BCF) e o Fator de Translocação (TF) foram calculados para determinar a eficiência de fitorremediação de Pb e Zn. A quantidade de remediação de Zn e Pb pela Stipa a partir do solo foi determinada pelo Fator de Remediação (RF). Os resultados das experiências de campo mostraram que o nível de Pb e Zn diminuiu na seguinte ordem: solo > broto > raiz. Os resultados das experiências em vaso também mostraram que as plantas cultivadas em vasos corrigidos com NS500 apresentaram teores de Pb 33% e 32% maiores em raízes e brotos em comparação com vasos de controle, respectivamente. Em comparação, a concentração de Pb em raízes em vasos corrigidos com MSWC1% e MSWC2% diminuiu 22,4% e 1,7%, respectivamente. A concentração de Zn em raízes e brotos em vasos corrigidos com NS500 foi de 5,6% e 6,5% maior, respectivamente. No entanto, a concentração de Zn da raiz nos tratamentos de MSWC1% e MSWC2% diminuiu 52,3% e 39,4%, respectivamente. A concentração de Zn nos brotos diminuiu 52,5% e 40,0%, respectivamente. Embora o MSWC tenha diminuído a absorção e acumulação de Pb e Zn nas raízes e brotos de Stipa, melhorou o crescimento da planta e consequentemente aumentou o RF e a remediação do solo em relação ao NS. Assim, parece que aplicar MSWC e NS simultaneamente pode ser uma estratégia adequada com o objetivo de melhorar a capacidade de fitorremediação de Stipa nos solos contaminados com Pb e Zn. Em geral, a Stipa pode ser um candidato adequado para a acumulação de metais pesados, especialmente para solos contaminados com Pb e Zn.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2017-12-20

Como Citar

MOAMERI, M., JAFARI, M., TAVILI, A..-., MOTASHAREZADEH, B., ZARE CHAHOUKI, M.A. e MADRID DIAZ, F., 2017. Investigação sobre a captação e acúmulo de chumbo e zinco por Stipa hohenackeriana Trin. & Rupr. em experimentos de campo e em vaso . Bioscience Journal [online], vol. 34, no. 1, pp. 138–150. [Accessed23 dezembro 2024]. DOI 10.14393/BJ-v34n1a2018-37238. Available from: https://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/37238.

Edição

Seção

Ciências Agrárias