Crianças com doença renal crônica em tratamento conservador: perfil clínico e configuração familiar

Autores

  • Eda Schwartz Universidade Federal de Pelotas
  • Viviane Marten Milbrath Universidade Federal de Pelotas
  • Fernanda Lise Universidade Federal de Pelotas
  • Juliana Dall"Agnol Universidade Federal de Pelotas.

DOI:

https://doi.org/10.14393/BJ-v34n2a2018-37219

Palavras-chave:

Child, Nursing, Chronic renal failure, Health Profile

Resumo

Estudo realizado com o objetivo de conhecer o perfil clínico e a configuração familiar das crianças em tratamento conservador renal. Estudo descritivo de abordagem qualitativa, desenvolvido a partir de entrevistas semiestruturadas e a construção do genograma e ecomapa de cuidadores familiares de crianças em tratamento conservador renal. A coleta de dados ocorreu no período de abril a agosto de 2015 e utilizou-se a análise descritiva. Os resultados permitiram caracterizar as crianças em tratamento conservador renal, as quais apresentaram predomínio do sexo feminino, cor branca, faixa etária entre dois meses a 11 anos, com diagnóstico inicial de malformações do trato urinário e glomerulopatias, o qual ocorreu no período neonatal, o tempo de tratamento conservador renal foi de dois meses a três anos, apresentam histórico de doença renal crônica na família, residem com a família nuclear em área urbana e tinham irmãos. Para o tratamento da doença renal crônica utilizavam serviço público e a maioria recebia Benefício Assistencial.
Salienta-se a importância do enfermeiro conhecer o histórico familiar na sua configuração e referências à doença renal utilizando o genograma como instrumento terapêutico, buscando reduzir o tempo entre o diagnóstico e inicio do tratamento. Ressalta-se que o enfermeiro na atenção primária pode reduzir a ansiedade das famílias das crianças com necessidades de procedimentos invasivos na escola, bem como com informações de saúde pertinentes ao cuidado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2018-03-26

Como Citar

SCHWARTZ, E., MILBRATH, V.M., LISE, F. e DALL"AGNOL, J., 2018. Crianças com doença renal crônica em tratamento conservador: perfil clínico e configuração familiar. Bioscience Journal [online], vol. 34, no. 2, pp. 447–456. [Accessed22 novembro 2024]. DOI 10.14393/BJ-v34n2a2018-37219. Available from: https://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/37219.

Edição

Seção

Ciências da Saúde