Variabilidade espacial de agregados e carbono orgânico sob três diferentes usos de terra preta de índio no sul do Amazonas

Autores

  • Romário Pimenta Gomes Universidade Estadual Paulista
  • Milton César Costa Campos IEAA/UFAM
  • Marcelo Dayron Rodrigues Soares Universidade Federal do Amazonas
  • Douglas Marcelo Pinheiro Silva Universidade Federal do Amazonas
  • José Maurício Cunha Universidade Federal do Amazonas
  • Uilson Franciscon Universidade Federal do Amazonas
  • Laércio Santos Silva Universidade Estadual Paulista
  • Ivanildo Amorim Oliveira nstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará
  • Wildson Benedito Mendes Brito Universidade Federal do Amazonas

DOI:

https://doi.org/10.14393/BJ-v33n6a2017-37142

Palavras-chave:

Spatial dependence, Aggregate classes, Soil aggregation, Land use

Resumo

As Terras Pretas de Índio (TPIs) encontram-se distribuídas por toda a Amazônia. Elas são caracterizadas pela alta fertilidade química e potencial agrícola. As TPIs possuem alto carbono orgânico, favorecendo a melhoria da estrutura do solo. Este trabalho teve como objetivo avaliar a variabilidade espacial dos agregados e do carbono orgânico (CO) em diferentes usos de TPIs no sul do Amazonas. Foi avaliado a variabilidade espacial do carbono orgânico, diâmetro médio ponderado (DMP), densidade do solo (ρb) e as classes de agregados sob três usos do solo: pastagem, cacau e café. Nas áreas estudas construiu-se um grid regular de pontos, de acordo com o uso do solo e nas profundidades, 0-0,05 m e 0,10-0,20 m, totalizando 528 amostras de solo. Os resultados foram submetidos à análise de variância, descritiva e geoestatística. O uso do solo influenciou o comportamento dos atributos físicos das TPIs, concentrando os valores mais altos de CO, agregados > 2.00 mm e DMP na profundidade 0,0-0.05 m em relação a ρb e agregados <2.00 mm, que assumiram valores mais altos na profundidade 0,10-0,20 m. Agregados < 2,00 mm (0,10-0,20 m) e CO (0,0-0,05 m) não apresentaram dependência espacial, enquanto a classe de agregados > 2,00 mm foi o único atributo que representou uma característica natural do solo, com forte dependência espacial, independentemente do uso e profundidade do solo. Não houve relação espacial entre os atributos estudados e a diversidade geomórfica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Milton César Costa Campos, IEAA/UFAM

Prof. Mestrado e Doutorado em Agronomia (Ciência do Solo)

Downloads

Publicado

2017-11-09

Como Citar

GOMES, R.P., CAMPOS, M.C.C., SOARES, M.D.R., SILVA, D.M.P., CUNHA, J.M., FRANCISCON, U., SILVA, L.S., OLIVEIRA, I.A. e BRITO, W.B.M., 2017. Variabilidade espacial de agregados e carbono orgânico sob três diferentes usos de terra preta de índio no sul do Amazonas . Bioscience Journal [online], vol. 33, no. 6, pp. 1513–1522. [Accessed25 novembro 2024]. DOI 10.14393/BJ-v33n6a2017-37142. Available from: https://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/37142.

Edição

Seção

Ciências Agrárias