Potencial da resposta fisiológica das plantas de ervilha (Pisum sativum L.) à deficiência de ferro (direta ou induzida pelo calcário)

Autores

  • Jihed Ferhi Centre of Biotechnology of Borj Cedria
  • Mohamed Gharsalli Centre of Biotechnology of Borj Cedria
  • Chedly Abdelly Centre of Biotechnology of Borj Cedria
  • Abdelmajid Krouma Centre of Biotechnology of Borj Cedria

DOI:

https://doi.org/10.14393/BJ-v33n5a2017-36988

Palavras-chave:

Chlorophyll fluorescence, Fe use efficiency, Iron deficiency, Photosynthesis, Spad index

Resumo

A ervilha (Pisum sativum L.) é uma cultura alimentar importante na Tunísia, onde os solos calcários representam o principal fator limitante para a produção agrícola. No presente estudo, foi conduzido um experimento em estufa para avaliar os efeitos da deficiência de ferro direta e induzida por bicarbonato sobre o crescimento de plantas, a fluorescência da clorofila, a fotossíntese, o índice SPAD e a nutrição de ferro em dois genótipos de ervilha da Tunísia (Pisum sativum L.). As plantas foram cultivadas hidroponicamente e a deficiência de ferro foi induzida durante 3 semanas. A deficiência de ferro diminuiu todos os parâmetros fisiológicos acima. A deficiência de Fe direta é mais drástica do que a deficiência de Fe induzida por bicarbonato. Observou-se uma estreita relação entre o crescimento das plantas, a fotossíntese e o índice SPAD. A eficiência de uso de Fe para o crescimento de plantas e a eficiência de uso de Fe para a fotossíntese discriminam claramente os genótipos estudados e parecem ser a razão principal da tolerância de Kelvedon, em comparação com a de Lincoln.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2017-09-21

Como Citar

FERHI, J., GHARSALLI, M., ABDELLY, C. e KROUMA, A., 2017. Potencial da resposta fisiológica das plantas de ervilha (Pisum sativum L.) à deficiência de ferro (direta ou induzida pelo calcário) . Bioscience Journal [online], vol. 33, no. 5, pp. 1208–1218. [Accessed26 novembro 2024]. DOI 10.14393/BJ-v33n5a2017-36988. Available from: https://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/36988.

Edição

Seção

Ciências Agrárias