Indicadores de qualidade aplicados a um programa de educação continuada de um Hospital Universitário de alta complexidade do Brasil: IV – indicador de treinamento versus dimensionamento e carga de trabalho

Autores

  • Clesnan Mendes- Rodrigues Enfº Dr. Clesnan Mendes Rodrigues - HCU/UFU - E-mail: clesnan@hotmail.com - (34) 3218-2387 http://orcid.org/0000-0002-8871-7422
  • Arthur Velloso Antunes Universidade Federal de Uberlândia
  • Guilherme Silva Mendonça Universidade Federal de Uberlândia
  • Fabíola Alves Gomes Universidade Federal de Uberlândia
  • Eliana Borges Silva Pereira Universidade Federal de Uberlândia
  • Renata Lemos de Sousa Neto Universidade Federal de Uberlândia
  • Durval Veloso da Silva Universidade Federal de Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.14393/BJ-v34n2a2018-36952

Palavras-chave:

professional category, Public health policy, Inservice training, Nursing, Workload, Personnel sizing

Resumo

Apesar da falta de pessoal e a sobrecarga de trabalho terem sido relatadas como fatores limitantes à participação em atividades de educação continuada, há uma ausência de estudos que avaliem diretamente essa associação. Diante disto, o objetivo do estudo foi analisar a relação entre a carga de trabalho e o dimensionamento com o indicador número médio de horas de treinamento por profissional por unidade em um Programa de Educação Continuada em Enfermagem de um Hospital Universitário Brasileiro. Para isto usamos um dimensionamento fundamentado em sistemas de classificação de paciente (Adulto, Pediátrico e Psiquiátrico) ou na metodologia de sitio funcional proposta pelo Conselho Federal de Enfermagem e associamos o valor médio destes parâmetros com o número médio de horas de treinamento por profissional por unidade do Hospital. Enquanto nos serviços de internação a maior carga de trabalho está relacionada ao aumento do indicador de treinamento, nos serviços de apoio ou unidades administrativas mostram o contrário, onde com o aumento da carga de trabalho ocorre a diminuição da participação no Programa de Educação Continuada. O número de profissionais na unidade ou o percentual de adequação do dimensionamento, que representa a adequação ou não do dimensionamento, não foram associados ao número de horas de treinamento. Observamos que a complexidade do paciente é um fator mais preponderante na demanda por capacitação e que a carga de trabalho em si não é o principal fator limitante pelo menos em unidades de pacientes. A carga de trabalho afetou as unidades sem pacientes provavelmente pelo foco do Programa de Educação Continuada ser voltado mais a assistência direta ao paciente. Concluímos que a complexidade do paciente foi um fator relevante na participação do programa, mostrando que os profissionais que lidam com estes pacientes buscam por mais aperfeiçoamento.

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Biografia do Autor

Clesnan Mendes- Rodrigues, Enfº Dr. Clesnan Mendes Rodrigues - HCU/UFU - E-mail: clesnan@hotmail.com - (34) 3218-2387

Diretoria de Enfermagem, Hospital de Clínicas de Uberlândia

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Publicado

2018-03-26

Como Citar

RODRIGUES, C.M.-., ANTUNES, A.V., MENDONÇA, G.S., GOMES, F.A., PEREIRA, E.B.S., SOUSA NETO, R.L. de e DA SILVA, D.V., 2018. Indicadores de qualidade aplicados a um programa de educação continuada de um Hospital Universitário de alta complexidade do Brasil: IV – indicador de treinamento versus dimensionamento e carga de trabalho . Bioscience Journal [online], vol. 34, no. 2, pp. 465–476. [Accessed22 novembro 2024]. DOI 10.14393/BJ-v34n2a2018-36952. Available from: https://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/36952.

Edição

Seção

Ciências da Saúde