Liberação de macronutrientes por espécies de adubação verde cultivadas no ecótono Cerrado/Pantanal

Autores

  • Caio Cezar Guedes Correa Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro
  • Paulo Eduardo Teodoro Universidade Federal de Viçosa
  • Flavia Alves da Silva Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro
  • Larissa Pereira Ribeiro
  • Angelita dos Santos Zanuncio Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
  • Gessi Ceccon Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
  • Francisco Eduardo Torres Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

DOI:

https://doi.org/10.14393/BJ-v33n4a2017-36936

Palavras-chave:

Fabaceae, cultivos de cobertura, nutrients, organic matter, Mucuna aterrima

Resumo

Avaliar a liberação de nutrientes por espécies de plantas de cobertura, especialmente aquelas utilizadas na adubação verde é importante para o planejamento das atividades objetivando o maior retorno econômico. O
uso dessas espécies afim de se melhorar as condições de cultivo na região de transição entre os biomas do Cerrado e Pantanal que possuem características particulares, pode ser uma alternativa viável. O objetivo deste trabalho foi avaliar as taxas de liberação de macronutrientes de diferentes espécies de adubação verde cultivadas no ecótono Cerrado/Pantanal. O experimento foi realizado entre os meses de abril de 2013 a junho de 2014 no setor de Fitotecnia da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Aquidauana-MS. O delineamento experimental adotado foi o inteiramente casualizado disposto em esquema de parcelas subdivididas no tempo, com quatro repetições. O primeiro fator consistiu em sete espécies de adubação verde, enquanto o segundo em sete épocas (meses) de avaliação. As variáveis avaliadas foram: massa seca da parte aérea e quantidades de nitrogênio (N), fósforo (P), potássio (K), cálcio (Ca), magnésio (Mg) e enxofre (S) liberados em função do tempo. Para todas as variáveis avaliadas houve interação significativa entre as espécies de adubação verde vezes os meses de coleta. As coberturas vegetais apresentaram distintas taxas de decomposição e de liberação de nutrientes. Mucuna aterrima foi à espécie que produziu maiores quantidades de massa seca e disponibilizou as maiores quantidades de nutrientes. Após quatro meses de corte das plantas, as espécies de adubação verde não diferiram entre si quanto as quantidades liberadas de nutrientes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2017-07-25

Como Citar

CEZAR GUEDES CORREA, C., TEODORO, P.E., SILVA, F.A. da, RIBEIRO, L.P., ZANUNCIO, A. dos S., CECCON, G. e TORRES, F.E., 2017. Liberação de macronutrientes por espécies de adubação verde cultivadas no ecótono Cerrado/Pantanal. Bioscience Journal [online], vol. 33, no. 4, pp. 914–922. [Accessed27 julho 2024]. DOI 10.14393/BJ-v33n4a2017-36936. Available from: https://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/36936.

Edição

Seção

Ciências Agrárias