Efeito do tempo de gestação em expressão de ARNm de transportadores de ácidos graxos mrna em placenta bovinos

Autores

  • Ramiro Desantadina Concejo Nacional de Ciencia y Técnica y Universidad Nacional de La Plata
  • Silvina Quintana Laboratorio Bioquímico Fares Taie. Mar del Plata
  • Mariana Inés Recavarren Laboratorio Bioquímico Fares Taie. Mar del Plata
  • Alejandro Enrique Relling Concejo Nacional de Ciencia y Técnica y Universidad Nacional de La Plata

DOI:

https://doi.org/10.14393/BJ-v34n1a2018-36825

Palavras-chave:

Fatty acid binding protein, Fetal programing, Fatty acids

Resumo

O objetivo do estudo foi avaliar o efeito do tempo de gestação na expressão de mRNA de transportador de ácidos graxos em placenta bovina materna e fetal. Foram colhidas amostras de placentas de 12 vacas em diferentes terços da gestação (n = 4 por terço) no abatedouro para medir a expressão de mRNA de FATP-1, FATP-4, FABP-1 no lado materno (carúnculos) e fetal (cotilédones). Uma vez que a placenta foi removida, 1 cm2 foi dissecado e, dividido em carúnculos e cotilédones, armazenado em tubos estéreis, caiu em nitrogenio líquido e mantido a -80 ° C até a análise rtPCR. Os dados foram analisados como um delineamento inteiramente casualizado com esquema fatorial 3 x 2, utilizando o procedimento misto (SAS 9.3) com medidas repetidas no espaço. O tempo de gestação, o lado da placenta e sua interação foram fatores fixos, enquanto que o animal foi um fator aleatório. Houve um tempo de interação do tratamento (P <0,01) na expressão de mRNA de FATP-1 devido a uma maior expressão de mRNA em cotilédones no primeiro terço da gestação em comparação com a concentração em carúnculas. No segundo e terceiro terços da gestação, a
expressão de mRNA nos cotilédones diminuiu, atingindo uma expressão semelhante à observada em carúnculas. A proteína de transporte de ácidos graxos 4 e a expressão de mRNA de FABP-1 não foram diferentes (P> 0,1). Concluímos que a FATP-1 poderia desempenhar um papel importante no transporte de ácidos graxos durante o desenvolvimento fetal precoce.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2017-12-20

Como Citar

DESANTADINA, R., QUINTANA, S., RECAVARREN, M.I. e RELLING, A.E., 2017. Efeito do tempo de gestação em expressão de ARNm de transportadores de ácidos graxos mrna em placenta bovinos . Bioscience Journal [online], vol. 34, no. 1, pp. 180–185. [Accessed26 novembro 2024]. DOI 10.14393/BJ-v34n1a2018-36825. Available from: https://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/36825.

Edição

Seção

Ciências Agrárias