Autoeficácia, autoestima e adesão ao tratamento em pessoas com úlcera venosa na atenção primária a saúde

Autores

  • Rafaela Araújo Oliveira Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Rhayssa de Oliveira e Araújo Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Vanessa Gomes da Costa Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Lara Laise Alves da Silva Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Camila Cintya Fernandes Morais Secretaria Municipal de Saúde de Parnamirim
  • Sandra Maria da Solidade Gomes Simões de Oliveira Torres Secretaria Municipal de Saúde de Natal
  • Aline Maino Pergola- Marconato Universidade Estadual de Campinas
  • Quinidia Lúcia Duarte de Almeida Quithé de Vasconcelos Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Gilson de Vasconcelos Torres Universidade Federal do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.14393/BJ-v33n6a2017-36741

Palavras-chave:

Venous ulcer, Quality of life, Self-Efficacy, Self-Esteem, Patient Compliance

Resumo

Objetivou-se analisar a associação entre autoeficácia, autoestima e adesão ao tratamento com o Charing Cross Venous Ulcer Questionnaire, em pessoas com Úlcera Venosa na Atenção Primária a Saúde. Estudo transversal, descritivo e quantitativo realizado entre meses de fevereiro a setembro de 2014, na Atenção Primária à Saúde
do município de Natal, no Rio Grande do Norte (RN), Brasil, com 101 pessoas com UV. Para coletar os dados utilizaram-se: um formulário estruturado de caracterização sociodemográfica, de saúde e de assistência; Charing Cross Venous Ulcer Questionnaire; Escala de Autoeficácia para Dor Crônica; Escala Multidimensional de Adesão Terapêutica; Escala de Autoestima de Rosenberg. Os dados foram tabulados no Microsoft Excel e exportados para o Statistical Package for the Social Sciences 20.0, no qual foram realizadas análises descritivas e inferenciais. Constataram-se correlações fracas a moderadas, em sua maioria positivas, com significância apenas entre o “Estado emocional” da QV e o “Estilo de vida saudável” da adesão ao tratamento. No que concerne às correlações dos domínios do CCVUQ com os domínios da autoeficácia, autoestima, verificaram-se correlações negativas de fracas a moderadas e significativas. A autoeficácia, autoestima e adesão ao tratamento apresentou correlação com a QV da pessoa com UV.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2017-11-09

Como Citar

OLIVEIRA, R.A., ARAÚJO, R. de O. e, COSTA, V.G. da, SILVA, L.L.A. da, MORAIS, C.C.F., TORRES, S.M. da S.G.S. de O., MARCONATO, A.M.P.-., VASCONCELOS, Q.L.D. de A.Q. de e TORRES, G. de V., 2017. Autoeficácia, autoestima e adesão ao tratamento em pessoas com úlcera venosa na atenção primária a saúde. Bioscience Journal [online], vol. 33, no. 6, pp. 1679–1687. [Accessed27 julho 2024]. DOI 10.14393/BJ-v33n6a2017-36741. Available from: https://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/36741.

Edição

Seção

Ciências da Saúde