Simulação de estresse por compactação em bananeiras cultivadas in vitro

Autores

  • Mirielle de Oliveira Almeida UFU
  • Leila Aparecida Salles Pio Universidade Federal de Lavras
  • Dalilhia Nazaré dos Santos Universidade Federal de Lavras
  • Moacir Pasqual Universidade Federal de Lavras
  • José Magno Queiroz Luz Universidade Federal de Uberlândia
  • Adalvan Daniel Martins Universidade Federal de Lavras
  • Tesfahun Alemu Setotaw Universidade Federal de Lavras
  • Mylena Chaves Carvalho Universidade Federal de Lavras

DOI:

https://doi.org/10.14393/BJ-v34n1a2018-36706

Palavras-chave:

Musa sp, Abiotic stress, Tissue culture, Phytagel

Resumo

A bananicultura é uma atividade agrícola difundida em diferentes áreas e constantemente sujeita a estresses abióticos, os quais limitam sua produtividade. Para sanar o efeito dos estresses abióticos pesquisas podem ser simuladas in vitro, pois devido à característica de ambiente controlado pode proporcionar efeito puro do fator de estresse. Sendo assim, o objetivo do presente trabalho foi simular a compactação em bananeiras cultivadas in vitro mediante o uso de Phytagel. Para instalação do experimento utilizou-se o meio de cultura MS em duas consistências distintas, adicionadas a tubos de ensaios. Na parte inferior desses, adicionou-se 10 mL do meio de cultura com distintas consistências de geleificação: 1,8; 2,8; 3,8; 4,8 e 5,8 g L-1 de Phytagel. Sobre este meio de cultura foi adicionado mais 5 mL de meio MS, mas na consistência padrão de 1,8 g L-1 de Phytagel. Posteriormente foram inoculados propágulos das cultivares Grand Naine, BRS Vitória e BRS Princesa. Aos 30 dias de cultivo o material vegetal foi submetido a avaliações fitotécnicas e fisiológicas. Observa-se que as variáveis fitotécnicas não foram significativas para o fator compactação e que a cultivar
Grand Naine obteve maior desempenho nessa característica. Observa-se também que a cultivar Grand Naine aumenta sua taxa fotossintética mediante a compactação. Esse comportamento provavelmente ocorre visando a superação desse estresse e explica porque as variáveis fitotecnicas não são comprometidas. Portanto, conclui-se que a cultivar Grand Naine é superior as cultivares BRS Vitória e BRS Princesa, porque mediante a simulação de compactação apresenta superioridade em taxa fotossintética, condutância estomática e transpiração, favorecendo o acumulo de biomassa vegetal.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2018-08-08

Como Citar

ALMEIDA, M. de O., PIO, L.A.S., SANTOS, D.N. dos, PASQUAL, M., LUZ, J.M.Q., MARTINS, A.D., SETOTAW, T.A. e CARVALHO, M.C., 2018. Simulação de estresse por compactação em bananeiras cultivadas in vitro. Bioscience Journal [online], vol. 34, no. 4, pp. 937–942. [Accessed26 novembro 2024]. DOI 10.14393/BJ-v34n1a2018-36706. Available from: https://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/36706.

Edição

Seção

Ciências Agrárias