Anatomia foliar e trocas gasosas de girassol ornamental em função da aplicação de silício no substrato

Autores

  • Luiz Antônio Zanão Júnior IAPAR
  • Victor Hugo Alvarez Venegas Universidade Federal de Viçosa
  • Renildes Lúcio Ferreira Fontes Universidade Federal de Viçosa Departamento de Solos
  • Maristela Pereira Carvalho-Zanão Instituto Agronômico do Paraná
  • Jaqueline Dias-Pereira Universidade Federal de Viçosa Campus Rio Paranaíba
  • Leila Teresinha Maranho Universidade Positivo
  • Natália Pereira UNIOESTE Pós-graduação em Engenharia de Energia na Agricultura

DOI:

https://doi.org/10.14393/BJ-v33n4a2017-36559

Palavras-chave:

Helianthus annuus L., Photosynthesis, Micromorphometry

Resumo

A utilização de silício no cultivo de algumas plantas ornamentais em vasos e em casa de vegetação tem proporcionado aumento na produção e qualidade do produto final. No entanto, possíveis alterações fisiológicas e anatômicas causadas por este elemento precisam ser avaliadas. Objetivou-se com este estudo avaliar trocas gasosas e anatomia foliar de girassol ornamental cv. Sunbright em resposta à aplicação de doses de Si no substrato. O experimento foi conduzido em casa de vegetação e os tratamentos consistiram em cinco doses de Si: 0; 0,25; 0,50; 0,75 e 1,00 g kg-1, em DBC, com quatro repetições. Para o estudo anatômico, amostras da região mediana do limbo do sexto par de folhas a partir do ápice foram coletadas e análises morfométricas realizadas. Tricomas da epiderme foram analisados usando-se as técnicas de diafanização e microscopia eletrônica de varredura acoplada a raios-X. Determinou-se a espessura da lâmina
foliar, dos parênquimas paliçádico e lacunoso, do mesofilo e das faces abaxial e adaxial da epiderme. A taxa fotossintética líquida, condutância estomática e taxa de transpiração foram determinadas com o auxílio de um analisador de gás no infravermelho. Os dados foram submetidos à ANOVA e análise de regressão. O girassol ornamental cv. Sunbright acumula Si nos tricomas foliares. A espessura dos tecidos foliares do girassol não foi influenciada pela aplicação do Si ao substrato. Entretanto, houve redução da taxa de transpiração e aumento da taxa de fotossíntese líquida e da condutância estomática em resposta às doses de Si.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2017-07-25

Como Citar

ZANÃO JÚNIOR, L.A., ALVAREZ VENEGAS, V.H., FONTES, R.L.F., CARVALHO-ZANÃO, M.P., DIAS-PEREIRA, J., MARANHO, L.T. e PEREIRA, N., 2017. Anatomia foliar e trocas gasosas de girassol ornamental em função da aplicação de silício no substrato . Bioscience Journal [online], vol. 33, no. 4, pp. 833–842. [Accessed24 dezembro 2024]. DOI 10.14393/BJ-v33n4a2017-36559. Available from: https://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/36559.

Edição

Seção

Ciências Agrárias