Desempenho de micro spray e válvula fim de linha operando com águas contendo diferentes concentrações de material orgânico

Autores

  • Fernando França da Cunha UFMS
  • Thiago Ramos da Silva Universidade Federal de Mato Grosso do Sul,
  • Fernando Fagner Magalhães Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Daniel de Andréa Ferreira Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Simone Quintão Silva Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas, São José do Rio Preto

DOI:

https://doi.org/10.14393/BJ-v34n1a2018-36535

Palavras-chave:

Drip irrigation, Total solids, Application uniformity

Resumo

Recentemente foi lançado no mercado um micro spray e um dispositivo fim de linha autolimpante tendo como principais vantagens o baixo custo. O micro spray propicia maior porcentagem de área irrigada em relação aos gotejadores e o fim de linha autolimpante retiram todo o ar das tubulações e minimizam o entupimento dos emissores. Entretanto, esses componentes precisam ser testados operando com diferentes quantidades e qualidades de água. Diante disso, o presente trabalho teve como objetivo avaliar o desempenho do micro spray e da válvula autolimpante operando com águas contendo diferentes concentrações de sólidos totais. O experimento foi conduzido em esquema de parcelas subdivididas, tendo nas parcelas dois finais de linha (convencional e válvula autolimpante) e nas subparcelas cinco águas com concentrações de sólidos totais (7 mg L-1, 407 mg L-1, 1.007 mg L-1, 2.007 mg L-1 e 4.007 mg L-1) no delineamento inteiramente casualizado (DIC), com três repetições. Foram realizadas 60 avaliações do sistema de irrigação e os emissores eram avaliados a cada aplicação de 60 L, acumulando o volume de 3,6 m3. Os parâmetros avaliados foram a vazão e as uniformidades de aplicação de água por meio dos coeficientes de distribuição (CUD) e estatístico (CUE). O desempenho dos micros spray testados não foi afetado com aplicação de águas contendo concentrações de sólidos totais inferiores a 270 e 500 mg L-1 nos sistemas de irrigação equipados com finais de linha convencionais e autolimpantes, respectivamente. Sistemas de irrigação equipados com finais de linha autolimpantes proporcionam melhor desempenho dos micros spray quando operam com águas contendo concentrações de sólidos totais superiores a 407 mg L-1. Esses mesmos finais de linha não proporcionam diferença no desempenho dos micros spray quando operam com água de abastecimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2018-08-08

Como Citar

CUNHA, F.F. da, SILVA, T.R. da, MAGALHÃES, F.F., FERREIRA, D. de A. e SILVA, S.Q., 2018. Desempenho de micro spray e válvula fim de linha operando com águas contendo diferentes concentrações de material orgânico. Bioscience Journal [online], vol. 34, no. 4, pp. 899–906. [Accessed22 novembro 2024]. DOI 10.14393/BJ-v34n1a2018-36535. Available from: https://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/36535.

Edição

Seção

Ciências Agrárias