Indicadores de qualidade aplicados a um programa de educação continuada de um hospital universitário brasileiro de alta complexidade: III – indicador de treinamento

Autores

  • Clesnan Mendes- Rodrigues Enfº Dr. Clesnan Mendes Rodrigues - HCU/UFU - E-mail: clesnan@hotmail.com - (34) 3218-2387 http://orcid.org/0000-0002-8871-7422
  • Eliana Borges Silva Pereira Universidade Federal de Uberlândia
  • Renata Lemos de Sousa Neto Universidade Federal de Uberlândia
  • Fabíola Alves Gomes Universidade Federal de Uberlândia
  • Durval Veloso da Silva Universidade Federal de Uberlândia
  • Arthur Velloso Antunes Universidade Federal de Uberlândia
  • Rosângela de Oliveira Felice Universidade Federal de Uberlândia
  • Guilherme Silva Mendonça Universidade Federal de Uberlândia
  • Paula Carolina Bejo Wolkers Universidade Federal de Uberlândia
  • Teresa Cristina Ferreira Alves Universidade Federal de Uberlândia
  • Rayany Cristina de Souza Universidade Federal de Uberlândia
  • Dayane Aparecida Cândida Félix Universidade Federal de Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.14393/BJ-v34n2a2018-36525

Palavras-chave:

Quality indicators, Professional Category, Public Health Policy, Nursing Staff Profile., Training

Resumo

O nível de conhecimento e treinamento das equipes de enfermagem tem sido relacionado a indicadores de qualidade da assistência em saúde, embora ainda são raros a aplicação de indicadores relacionados a programas de educação continuada. O objetivo deste estudo foi usar um indicador de treinamento para medir a eficiência de um programa de educação continuada focado na equipe de enfermagem em um hospital universitário brasileiro de alta complexidade. Além disso, verificar se diferentes características do perfil do pessoal de enfermagem são capazes de interferir nos indicadores de treinamento. Foi mensurado o número de horas que cada profissional de enfermagem obteve no programa e este indicador foi relacionado a características do profissional como categoria profissional, unidade de trabalho, vínculo empregatício e departamento. Observamos que setores de internação e de alta complexidade apresentam um número médio de horas maior quando comparados a unidades de menor complexidade e setores de apoio e administrativos. Outro ponto relevante foi o menor número de horas de treinamento dos enfermeiros comparados a outras categorias, evidenciado a necessidade de se considerar diferentes estratégias para cada categoria. Apesar disto enfermeiros assistenciais comparados a aqueles que efetuam somente atividades administrativas não mostraram diferenças na participação. Observamos que o perfil dos profissionais foi fator relevante na participação no programa, e que estes devem ser levados em consideração no planejamento de programas de educação permanente. O programa, que nessa instituição
tem participação obrigatória durante as horas de trabalho, também foi efetivo comparado a poucos estudos que tem mensurado o número de horas de capacitação em hospitais de grande complexidade. 

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Biografia do Autor

Clesnan Mendes- Rodrigues, Enfº Dr. Clesnan Mendes Rodrigues - HCU/UFU - E-mail: clesnan@hotmail.com - (34) 3218-2387

Diretoria de Enfermagem, Hospital de Clínicas de Uberlândia

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Publicado

2018-03-26

Como Citar

RODRIGUES, C.M.-., PEREIRA, E.B.S., SOUSA NETO, R.L. de, GOMES, F.A., SILVA, D.V. da, ANTUNES, A.V., FELICE, R. de O., MENDONÇA, G.S., WOLKERS, P.C.B., FERREIRA ALVES, T.C., SOUZA, R.C. de e CÂNDIDA FÉLIX, D.A., 2018. Indicadores de qualidade aplicados a um programa de educação continuada de um hospital universitário brasileiro de alta complexidade: III – indicador de treinamento. Bioscience Journal [online], vol. 34, no. 2, pp. 457–464. [Accessed22 novembro 2024]. DOI 10.14393/BJ-v34n2a2018-36525. Available from: https://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/36525.

Edição

Seção

Ciências da Saúde