Perfil clínico de pacientes submetidos a ceratoplastias penetrantes em um serviço brasileiro de referência

Autores

  • Giovanna Karinny Pereira Cruz Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Marcos Antonio Ferreira Júnior Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Isabelle Campos de Azevedo Universidade Federal do Mato Grosso do Sul
  • Viviane Euzébia Pereira Santos Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Sérgio Balbino da Silva Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Maria Lúcia Ivo Universidade Federal do Mato Grosso do Sul
  • Vanessa Giavarotti Taboza Flores Universidade Federal do Mato Grosso do Sul
  • Elenilda de Andrade Pereira Gonçalves Universidade Católica Dom Bosco

DOI:

https://doi.org/10.14393/BJ-v34n6a2018-36225

Palavras-chave:

Corneal transplantation, Keratoplasty, Penetrating, Glaucoma, Cataract Extraction

Resumo

Com o desenvolvimento de novas técnicas cirúrgicas, de instrumentação e avanços farmacológicos, os procedimentos de transplantes de córneas podem sofrer mudanças diretamente no perfil clínico dos pacientes com indicação para realização da técnica de ceratoplastia penetrante. O objetivo deste estudo foi identificar o perfil clínico dos pacientes submetidos à ceratoplastia penetrante e principais condições indicadoras em um Hospital Universitário da região nordeste brasileira. Trata de um estudo epidemiológico, transversal, descritivo, realizado com dados de prontuários de 241 pacientes submetidos às Ceratoplastias no período de janeiro/2010 a dezembro/2015. Do total de ceratoplastias realizadas no serviço no período estudado, 88,37% foram realizadas pela técnica penetrante. Destas, 50,44% foram realizadas em pacientes do sexo masculino, com uma média de idade de 55,2 anos. As principais indicações foram o ceratocone, seguido
pelas ceratopatia bolhosa e ceratite. Foram encontradas condições clínicas preexistentes às ceratoplastias penetrantes, como alterações de vascularização, glaucoma, cirurgia prévia, olhos afácicos e pseudofácicos e ceratoplastias combinadas com outros tipos de cirurgias. O conhecimento do perfil clínico dos pacientes submetidos às ceratoplastias penetrantes possibilita identificar os principais diagnósticos oculares que resultam nesse tipo de transplante como indicação terapêutica. A partir dele é possível apontar as principais condições clínicas preexistentes à ceratoplastia penetrante que podem representar potenciais fatores de risco para complicações no período pós-operatório e até mesmo levar a falência do enxerto realizado. Novos estudos sobre a temática devem ser considerados. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Giovanna Karinny Pereira Cruz, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Enfermeira. Mestranda do Programa de Pós-graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (PGENF/UFRN), Bolsista CAPES. Membro do Grupo de Pesquisa "Núcleo de Estudos e Pesquisas em Enfermagem Clínica (NEPEC)". Natal/RN, Brasil.

Downloads

Publicado

2018-12-14

Como Citar

PEREIRA CRUZ, G.K., FERREIRA JÚNIOR, M.A., DE AZEVEDO, I.C., SANTOS, V.E.P., DA SILVA, S.B., IVO, M.L., TABOZA FLORES, V.G. e PEREIRA GONÇALVES, E. de A., 2018. Perfil clínico de pacientes submetidos a ceratoplastias penetrantes em um serviço brasileiro de referência. Bioscience Journal [online], vol. 34, no. 6, pp. 1758–1764. [Accessed25 novembro 2024]. DOI 10.14393/BJ-v34n6a2018-36225. Available from: https://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/36225.

Edição

Seção

Ciências da Saúde