Indicadores de qualidade aplicados a um programa de educação continuada de um hospital universitário brasileiro de alta complexidade: I. indicadores de comparecimento

Autores

  • Clesnan Mendes- Rodrigues Enfº Dr. Clesnan Mendes Rodrigues - HCU/UFU - E-mail: clesnan@hotmail.com - (34) 3218-2387 http://orcid.org/0000-0002-8871-7422
  • Eliana Borges Silva Pereira Universidade Federal de Uberlândia
  • Renata Lemos de Sousa Neto Universidade Federal de Uberlândia
  • Fabíola Alves Gomes Universidade Federal de Uberlândia
  • Durval Veloso da Silva Universidade Federal de Uberlândia
  • Arthur Velloso Antunes Universidade Federal de Uberlândia
  • Rosângela de Oliveira Felice Universidade Federal de Uberlândia
  • Guilherme Silva Mendonça Universidade Federal de Uberlândia
  • Paula Carolina Bejo Wolkers Universidade Federal de Uberlândia
  • Teresa Cristina Ferreira Alves Universidade Federal de Uberlândia
  • Rayany Cristina de Souza Universidade Federal de Uberlândia
  • Dayane Aparecida Cândida Félix Universidade Federal de Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.14393/BJ-v34n1a2018-36155

Palavras-chave:

Training, Professional category, public health policy, Work shift

Resumo

Estudos com educação continuada em enfermagem são comuns na literatura, embora com predominância de abordagem qualitativa. Avaliações quantitativas são pontuais e concentradas em um único indicador de
qualidade, e em raros casos relacionam estes indicadores com o perfil da enfermagem. O objetivo deste estudo foi descrever o Ciclo de Capacitação do Hospital de Clínicas de Uberlândia como uma estratégia de um Programa de Educação Continuada em Enfermagem e avaliar os indicadores de comparecimento desse programa e sua associação com o perfil dos profissionais de enfermagem. O Ciclo de Capacitação do Hospital de Clínicas de Uberlândia é um curso cíclico que é oferecido continuamente, em um regime de participação obrigatória, durante as horas de trabalho, fora do hospital, e dedicado à equipe de enfermagem. O estudo foi realizado em 2013/2014, tem caráter documental, foi realizado num hospital público, de alta complexidade e universitário no Brasil. Foi calculado a Frequência Relativa de Comparecimento em função da categoria profissional e do plantão. Observamos uma taxa de comparecimento de 54.49% para os profissionais de enfermagem do hospital. Os indicadores de comparecimento foram afetados pela categoria profissional (aumento da participação ao longo do tempo para os profissionais de nível técnico (auxiliares e técnicos de enfermagem) e diminuição da participação dos enfermeiros. Houve diferenças entre os turnos de oferecimento do curso (diminuição gradativa da participação da manhã para a tarde e desta para a noite). Observou-se também a redução nos indicadores de comparecimento ao longo dos cursos em função do tempo de oferecimento. Os indicadores de comparecimento propostos foram eficazes em descrever os resultados e o comportamento do programa de educação continuada e permitiram associar seus resultados ao perfil dos profissionais de enfermagem e serviram de embasamento para ajustes no programa de educação permanente da instituição.

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Biografia do Autor

Clesnan Mendes- Rodrigues, Enfº Dr. Clesnan Mendes Rodrigues - HCU/UFU - E-mail: clesnan@hotmail.com - (34) 3218-2387

Diretoria de Enfermagem, Hospital de Clínicas de Uberlândia

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Publicado

2017-12-20

Como Citar

RODRIGUES, C.M.-., PEREIRA, E.B.S., SOUSA NETO, R.L. de, GOMES, F.A., SILVA, D.V. da, ANTUNES, A.V., FELICE, R. de O., MENDONÇA, G.S., WOLKERS, P.C.B., ALVES, T.C.F., SOUZA, R.C. de e FÉLIX, D.A.C., 2017. Indicadores de qualidade aplicados a um programa de educação continuada de um hospital universitário brasileiro de alta complexidade: I. indicadores de comparecimento. Bioscience Journal [online], vol. 34, no. 1, pp. 231–242. [Accessed22 novembro 2024]. DOI 10.14393/BJ-v34n1a2018-36155. Available from: https://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/36155.

Edição

Seção

Ciências da Saúde