Avaliação de parâmetros oftálmicos e fisiológicos em coelhos (Oryctolagus cuniculus) submetidos a bloqueio retrobulbar com lidocaína, morfina ou cetamina

Autores

  • Débora Passos Hinojosa Schaffer Universidade Federal da Bahia
  • Camila Pinho Balthazar da Silveira Universidade Estadual paulista "Júlio Mesquita Filho"
  • Newton Nunes Universidade Estadual paulista "Júlio Mesquita Filho"
  • José Luiz Laus Universidade Estadual paulista "Júlio Mesquita Filho"
  • Nayone Lima Lantyer Cordeiro de Araújo Universidade Federal da Bahia
  • Emanoel Ferreira Martins Filho Universidade Federal da Bahia
  • Arianne Pontes Oriá Universidade Federal da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.14393/BJ-v33n5a2017-34909

Palavras-chave:

dissociative anesthetics, eye, lagomorphs, local anesthesia, opioids

Resumo

Objetivou-se com o presente estudo estabelecer parâmetros oftálmicos e hemodinâmicos em coelhos submetidos ao bloqueio retrobulbar com lidocaína, morfina ou cetamina. Dezoito coelhos da raça Nova Zelândia, adultos, sete machos e onze fêmeas, com peso de 3,9 ± 0,7 kg foram aleatoriamente distribuídos para realização de bloqueio retrobulbar de acordo com os seguintes grupos: LID (lidocaína 2% sem vasoconstrictor – 7 mg/kg); MOR (morfina 1% - 1 mg/kg) ou KET (cetamina 10% – 5 mg/kg). Os seguintes parâmetros oftálmicos e hemodinâmicos foram avaliados: produção lacrimal através do teste lacrimal de Schirmer (TLS), limiar de sensibilidade corneana ao toque, diâmetro pupilar, pressão intraocular (PIO), frequência de pulso (FP) e respiratória (FR), saturação da oxihemoglobina (SpO2), temperatura retal (TR) e pressão arterial sistólica, diastólica e média (PAS, PAD e PAM). Todos os fármacos utilizados no presente estudo promoveram centralização do bulbo do olho em até um minuto após a sua administração retrobulbar em todos os casos. Houve um aumento significativo do TLS no grupo MOR e LID, quando comparados aos valores basais, enquanto o limiar de sensibilidade corneana reduziu significativamente em todos os grupos. O grupo KET manteve os valores da PIO inalterados em todos os tempos e houve uma redução significativa do diâmetro pupilar no grupo MOR. Não houve alteração significativa dos valores de FP, FR e SpO2. No entanto, o grupo LID apresentou valores significativamente menores de PAS. O grupo MOR apresentou maiores valores de TR quando comparado aos demais grupos. Os parâmetros estabelecidos no presente estudo podem servir como base para a realização de procedimentos oftálmicos que requerem o uso de bloqueio retrobulbar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Débora Passos Hinojosa Schaffer, Universidade Federal da Bahia

Departamento de Anatomia, Patologia e Clínicas Veterinárias

Camila Pinho Balthazar da Silveira, Universidade Estadual paulista "Júlio Mesquita Filho"

Departamento de Clínica e Cirurgia Veterinária

Newton Nunes, Universidade Estadual paulista "Júlio Mesquita Filho"

Departamento de Clínica e Cirurgia Veterinária

José Luiz Laus, Universidade Estadual paulista "Júlio Mesquita Filho"

Departamento de Clínica e Cirurgia Veterinária

Nayone Lima Lantyer Cordeiro de Araújo, Universidade Federal da Bahia

Departamento de Anatomia, Patologia e Clínicas Veterinárias

Arianne Pontes Oriá, Universidade Federal da Bahia

Departamento de Anatomia, Patologia e Clínicas Veterinárias

Downloads

Publicado

2017-09-21

Como Citar

SCHAFFER, D.P.H., DA SILVEIRA, C.P.B., NUNES, N., LAUS, J.L., DE ARAÚJO, N.L.L.C., MARTINS FILHO, E.F. e ORIÁ, A.P., 2017. Avaliação de parâmetros oftálmicos e fisiológicos em coelhos (Oryctolagus cuniculus) submetidos a bloqueio retrobulbar com lidocaína, morfina ou cetamina. Bioscience Journal [online], vol. 33, no. 5, pp. 1257–1267. [Accessed22 novembro 2024]. DOI 10.14393/BJ-v33n5a2017-34909. Available from: https://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/34909.

Edição

Seção

Ciências Agrárias